Bolsas de NY fecham mistas, diante de preocupações com economia global

Estadão Conteúdo

Publicado 01.08.2023 14:24

Atualizado 01.08.2023 17:40

Bolsas de NY fecham mistas, diante de preocupações com economia global

As bolsas de Nova York fecharam mistas nesta terça-feira, 1º, após índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industriais das principais economias reforçarem temores de enfraquecimento da atividade global. Além disso, o relatório de empregos Jolts dos Estados Unidos gerou interpretações mistas, ao indicar queda na abertura de vagas, mas em ritmo lento de desaceleração, o que pode renovar expectativa de aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed).

No final da tarde em Nova York, o índice Dow Jones fechou em alta de 0,20%, a 35.630,68 pontos; o S&P 500 fechou em queda de 0,27%, a 4.576,73 pontos; e o Nasdaq caiu 0,43%, a 14.283,91 pontos.

Entre as ações de destaque, o salto de 8,85% nas ações da Caterpillar sustentou o Dow Jones no azul durante a maior parte do pregão, depois que a empresa anunciou lucro e receita acima do esperado pelo mercado no segundo trimestre deste ano.

Já a ação da Ford (NYSE:F) subiu 1,51%, na esteira da retomada da produção do veículo elétrico F-150 Lightning e anúncio de aumento na demanda após cortes de preços. O movimento da montadora contrariou as rivais Tesla (NASDAQ:TSLA) (-2,38%) e General Motors (NYSE:GM) (-0,65%), que caíram em meio a notícias de, respectivamente, investigações sobre problemas nas baterias e recall de veículos por problemas nos airbags.

Em geral, os mercados acionários americanos foram pressionados hoje por temores em relação a economia global, seguindo leituras de PMIs apontando fraqueza no setor industrial do Japão, China, Europa e Estados Unidos, colocando em segundo plano os balanços corporativos.

Na maior economia do planeta, investidores também digeriram a queda na abertura de vagas em junho, informada pelo relatório Jolts. Apesar de ser considerado como um "passo na direção certa" e sinalizar a possibilidade de pouso suave nos EUA, o relatório também apontou um ritmo lento de desaceleração do mercado de trabalho, o que, segundo a Oxford Economics, pode justificar mais aperto pelo Fed.

Na visão da Oanda, os dados somados a uma temporada de balanços com resultados mistos pesaram sobre o mercado acionário em Wall Street por "sugerir que a economia americana pode não ser tão resiliente" como antecipado. "Pode haver uma retração significativa se a Apple (NASDAQ:AAPL) e a Amazon (NASDAQ:AMZN) fornecerem perspectivas desanimadoras", alertou a consultoria.

Entre empresas que divulgaram nesta terça-feira, a Uber Technologies (NYSE:UBER) caiu 5,70%, mesmo entregando "trimestre monstruoso" ao superar as expectativas de corridas, lucratividade e fluxo de caixa, segundo a casa de análises americana Wedbush, em comentário a clientes. As farmacêuticas Pfizer (NYSE:PFE) (-1,21%) e Merck (-1,27%) também caíram, embora esta última tenha apresentado resultados melhores do que o esperado no segundo trimestre.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações