Bolsas de NY fecham mistas e Nasdaq tem 2 semanas consecutivas de perdas pela 1ª vez no ano

Estadão Conteúdo

Publicado 11.08.2023 14:35

Atualizado 11.08.2023 17:40

Bolsas de NY fecham mistas e Nasdaq tem 2 semanas consecutivas de perdas pela 1ª vez no ano

As bolsas de Nova York fecharam sem direção única nesta sexta-feira, 11, após o avanço da inflação ao produtor (PPI) nos EUA ampliar as incertezas sobre os próximos passos do Federal Reserva (Fed), embora o recuo das expectativas inflacionárias tenha moderado a cautela. Com o resultado, o Nasdaq teve duas semanas consecutiva de perdas pela primeira vez neste ano, segundo a Dow Jones Newswires.

O índice Dow Jones fechou com elevação de 0,30%, aos 35.281,40 pontos; o S&P 500 cedeu 0,11% aos 4.464,05 pontos; e o Nasdaq perdeu 0,68%, aos 13.644,85 pontos. Em relação à sexta-feira passada, 4, o Dow Jones subiu 0,62%, o S&P 500 recuou 0,31% e o Nasdaq caiu 1,90%.

O PPI, divulgado antes da abertura, pesou sobre as bolsas, ao mostrar avanço acima do esperado e levantar dúvidas sobre se o Federal Reserve (Fed) está mesmo perto do fim do seu ciclo de aperto monetário. O impacto foi amortecido pelo recuo nas expectativas de inflação, aferidas pela Universidade de Michigan, escreveu o Credit Suisse (SIX:CSGN) em relatório. Os dados de Michigan durante a manhã deram algum fôlego aos índices, que antes operavam em baixa, ficando mistas.

Em destaque no pregão, o American Depositary Receipts do UBS subiu 5,61% após anunciar que encerrou um acordo de apoio de liquidez firmado com o governo suíço na época da aquisição do Credit Suisse.

A ação da Chevron (NYSE:CVX) avançou 2,06%, ajudando a apoiar o Dow Jones, um dia depois de informar investimento em projetos de baixo carbono nas suas subsidiárias australianas. O movimento também ocorreu na esteira da valorização dos preços do petróleo; ExxonMobil (NYSE:XOM) teve ganho de 1,55% e o setor de energia no S&P 500, de 1,56%.

"O que foi particularmente notável nesta semana foi que as fabricantes de chips tiveram baixas significativas, com Nvidia, Advanced Micro Devices (AMD) e Micron entre algumas com as piores performances, à medida que a bolha de inteligência artificial (IA) continua perdendo fôlego", ressaltou o analista da CMC Markets Michael Hewson em relatório.

Entre as empresas de semicondutores, a Nvidia cedeu 3,62%, a Micron caiu 4%, AMD perdeu 2,41% e a Marvell Technologies, 3,12%.

O analista da Oanda Edward Moya foi mais um a destacar a desvalorização nos papéis de empresas de tecnologia com grande capitalização. Além de Nvidia, a "Apple (NASDAQ:AAPL) (0,03%) também não se recuperou após o seu balanço trimestral", apontou ele. "O índice Nasdaq está vulnerável a mais depreciação até que Apple e Nvidia se estabilizem." As big techs Meta, Amazon (NASDAQ:AMZN), Microsoft (NASDAQ:MSFT), Alphabet (NASDAQ:GOOGL) também terminaram o dia no vermelho.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações