Bolsas de NY fecham mistas, em meio a pessimismo por covid-19 e realização

Estadão Conteúdo

Publicado 22.01.2021 16:22

Atualizado 22.01.2021 19:40

Bolsas de NY fecham mistas, em meio a pessimismo por covid-19 e realização

As bolsas de Nova York fecharam sem sinal único nesta sexta-feira, 22, com impulso do Nasdaq na reta final, renovando recorde de fechamento. Em grande parte do dia, porém, as bolsas operaram em baixa, em meio ao pessimismo com o avanço da covid-19. Além disso, houve certa realização de lucros, após a euforia dos mercados com o inicio do governo de Joe Biden e a possibilidade de estímulos fiscais

O Dow Jones fechou em queda de 0,57%, a 30.996,98 pontos, o S&P 500 caiu 0,30%, para 3.841,47 pontos, mas o Nasdaq subiu 0,09%, a 13.543,06 pontos. Na comparação semanal, os três índices avançaram: 0,59%, 1,94% e 4,19%, respectivamente.

A sexta-feira foi marcada por incertezas. Nos EUA, o cronograma de vacinação contra a covid-19 é fonte de dúvidas. Biden estabeleceu a meta de vacinar 100 milhões de pessoas em seus 100 primeiro dias de governo, mas tem sido questionado sobre se esse objetivo é suficientemente ambicioso.

"Quando anunciei, todos vocês disseram que não era possível. Vamos, me dê um tempo, cara", irritou-se o presidente quando perguntado sobre a questão por um repórter. Nesta sexta, Biden indicou ainda que a covid-19 deve matar 600 mil pessoas nos EUA.

Com a baixa do petróleo e a cautela com a covid-19, as ações de petroleiras tiveram queda, como a Chevron (-0,28%) e Exxon Mobil (NYSE:XOM) (-1,41%).

Ao longo do dia, porém, indicadores da economia americana bem recebidos limitaram as perdas nas ações. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto mostrou alta a 58 em janeiro, enquanto as vendas de moradias usadas subiram 0,7% de novembro para dezembro.

No Nasdaq, Apple (NASDAQ:AAPL) (+1,61%) e Twitter (+1,99%) ajudaram a levar o índice a fechar em alta. Por outro lado, IBM (NYSE:IBM) teve baixa de 9,91%, e Intel (NASDAQ:INTC) de 9,29%, reagindo à publicação de balanços da quinta-feira.

A Capital Economics avalia que o mercado de ações não sofreu muito com os avanços da covid-19 desde que as notícias positivas sobre vacinas começaram a ser divulgadas em novembro, e projeta um rali no mercado acionário em 2021, em meio a uma recuperação geral dos ativos de risco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações