Bolsas de NY fecham na maioria em baixa, com inflação e Fed, e balanços

Estadão Conteúdo

Publicado 15.07.2021 15:01

Atualizado 15.07.2021 18:10

Bolsas de NY fecham na maioria em baixa, com inflação e Fed, e balanços

As bolsas de Nova York fecharam na maioria em baixa nesta quinta-feira, 15, em sessão com cautela no mercado, observando especialmente as perspectivas para inflação nos Estados Unidos a as potenciais reações sobre retirada de estímulos por parte do Federal Reserve (Fed), em dia que contou com depoimento do presidente da autoridade, Jerome Powell, no Senado. A aversão aos riscos teve impacto especialmente em papéis do setor de tecnologia. Além disso, a temporada de balanços seguiu impactando as ações, com mais algumas empresas publicando resultados.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,15%, em 34.987,02 pontos, o S&P 500 caiu 0,33%, a 4.360,03 pontos, e o Nasdaq recuou 0,70%, a 14.543,13 pontos.

Hoje, Powell admitiu que a inflação nos EUA está bem acima da meta da entidade, em um patamar "desconfortável". Ele, entretanto, voltou a afirmar que, caso o potencial caráter transitório da inflação se confirme, não há motivo para novas medidas. Não é o que pensa, porém, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, que em entrevista defendeu que o BC dos EUA inicie o quanto antes o processo de "tapering", como é chamada a retirada gradual dos estímulos monetários, de forma a evitar um choque nos mercados.

Na avaliação da LPL Markets sobre o nível elevado das ações, o segundo ano de um mercado em alta costuma ser mais desafiador do que o primeiro, mas historicamente ainda produz ganhos. "A melhora econômica deve continuar a apoiar os ganhos do S&P 500, que teve um primeiro trimestre impressionante", projeta. Embora as percepções sobre as empresas permaneçam um tanto elevadas, "acreditamos que parecem razoáveis depois de considerar as taxas de juros ainda baixas e o potencial de crescimento dos lucros", avalia a LPL.

Entre os balanços trimestrais observados, estiveram empresas como Morgan Stanley (NYSE:MS) (SA:MSBR34) e UnitedHealth (NYSE:UNH) (SA:UNHH34). A gigante americana do setor de saúde registrou queda no lucro, mas sua ação avançou 1,28%. Já o banco superou as estimativas de analistas para o lucro ajustado por ação, e seus papéis subiram 0,18%. Com resultados marcados para depois do fechamento do mercado, a Alcoa teve queda de 1,71% com a expectativa.

A cautela afetou especialmente o setor de tecnologia, que observou um queda generalizada entre as big techs. Entre os destaques, o Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) recuou 0,91%, em meio à notícia de que pagará US$ 1 bilhão a criadores de conteúdos em suas plataformas. Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) (-0,45%), Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34) (-0,97%), que controla a Google, e Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) (-1,37%) foram outras quedas de destaque.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações