Bolsas de NY fecham nos menores níveis em pelo menos 1 ano e meio

Estadão Conteúdo

Publicado 16.06.2022 15:13

Atualizado 16.06.2022 18:40

Bolsas de NY fecham nos menores níveis em pelo menos 1 ano e meio

As bolsas de Nova York fecharam com quedas robustas nesta quinta-feira, com os três principais índices nos menores níveis em mais de um ano e meio. Após aumentos de juros em Estados Unidos, Suíça e Reino Unido, investidores temem que a postura agressiva de bancos centrais no combate à inflação deflagre uma recessão nas principais economias do planeta.

No fechamento, o índice Dow Jones caiu 2,42%, a 29.927,07 pontos. O S&P 500 perdeu 3,25%, a 3.666,77 pontos. Já o Nasdaq baixou 4,08%, a 10.646,10. Dow Jones e S&P 500 cederam aos menores níveis desde dezembro de 2020, enquanto Nasdaq renovou mínima desde setembro daquele ano.

A queda foi generalizada, mas as techs puxaram a tendência, entre eles Apple (NASDAQ:AAPL) (-3,97%), Amazon (NASDAQ:AMZN) (-3,72%) e Microsoft (NASDAQ:MSFT) (-2,70%). O setor tende a ser o mais prejudicado por juros mais altos, uma vez que a atratividade desses países costuma depender mais das expectativas para resultados futuros.

O aumento nos juros divulgado ontem pelo Fed foi o terceiro consecutivo e o maior em porcentual em quase três décadas. A última vez que o BC americano elevou os Fed funds em 0,75 ponto foi em 1994.

Após o anúncio, o presidente do Fed, Jerome Powell, reforçou a necessidade de novos aumentos nos juros para trazer a inflação para a meta de 2% e afirmou que o ritmo continuará a depender dos indicadores econômicos e da evolução das perspectivas para a economia dos Estados Unidos.

O Barclays (LON:BARC), uma das primeiras instituições a projetar que o Fed subiria juros em 75 pontos-base ontem, acredita que o BC americano deve moderar o ritmo de aperto monetário na reunião de julho, com alta de 50 pontos-base.

O banco lembrou que, em coletiva de imprensa, o presidente do Fed, Jerome Powell, ressaltou que o avanço de 0,75 ponto porcentual não se tornaria comum. Para o Barclays, a alta nessa ritmo serviu para enviar uma mensagem de compromisso contra a inflação. "Diante do que estamos vendo no economia e na habitação, acreditamos que não será necessário [enviar outra]", destaca.

Depois do Fed, o Banco Central da Suíça anunciou hoje aumento de meio ponto porcentual nos juros básicos, a -0,25%, na primeira alta desde de 2007. Em seguida, o Banco da Inglaterra (BoE) subiu a sua taxa básica em 25 pontos-base, a 1,25%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações