Bolsas de NY fecham perto da estabilidade, às vésperas do Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 18.09.2023 14:33

Atualizado 18.09.2023 17:40

Bolsas de NY fecham perto da estabilidade, às vésperas do Fed

As bolsas de Nova York fecharam perto da estabilidade nesta segunda-feira, 18, sem conseguir sustentar os ganhos mais firmes observados no início da tarde, à medida em que a cautela prevaleceu antes da decisão sobre a taxa de juros nos Estados Unidos. As ações da Apple (NASDAQ:AAPL) se destacaram entre as altas, com relatos de forte demanda pelo novo modelo iPhone 15 desde que a pré-venda começou na última sexta-feira.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,02%, aos 34.624,30 pontos; o S&P 500 terminou o pregão com ganho de 0,07%, aos 4.453,53 pontos e o Nasdaq ganhou 0,01%, aos 13.710,24 pontos.

O movimento antecede a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na quarta-feira. Com a aposta consolidada na manutenção da taxa de juros americana nesta semana, operadores do mercado ainda mantêm a apreensão sobre inflação, ainda mais diante do avanço do petróleo, o que deixar as autoridades monetárias inclinadas a manter a política restritiva.

Na contramão da cautela do mercado amplo, as ações da Apple subiram 1,69%. A demanda pelo iPhone 15, especialmente, os modelos premium iPhone 15 Pro e Pro Max estão "registrando força desde o início", afirmou a Wedbush Securities, em nota aos clientes no domingo. Os relatos positivos de vendas do iPhone 15 estão pressionando os investidores vendedores a descoberto, disse Jordan Klein, diretor administrativo de negociação do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações da Mizuho (NYSE:MFG) Securities.

"Todo o mundo dos fundos de hedge está vendendo agressivamente a descoberto na Apple neste momento", disse ele em nota aos clientes na segunda-feira. Venda a descoberto consiste em uma operação usada para lucrar com a queda do valor de ativos, em que o operador vende um papel sem tê-lo, o que retrata uma expectativa de desvalorização do ativo - uma situação que não se materializou com os papéis da Apple nesta segunda-feira.

As ações das companhias aéreas computaram perdas, após retomada da alta do petróleo. As ações da Delta cederam 2,53%, seguidas pelo recuo dos papéis da United Airlines (NASDAQ:UAL), que cederam 2,34%. Os papéis da American Airlines (NASDAQ:AAL) e Southwest Airlines (NYSE:LUV) perderam 1,50% e 2,05%, respectivamente. O setor de energia, por outro lado, se beneficiou do movimento e foi o que mais subiu entre os 11 do S&P 500.

As ações das montadoras também registrara queda à medida em que a greve do sindicato dos trabalhadores das montadoras dos EUA (United Auto Workers, UAW) entrou em seu quarto dia. Os papéis da General Motors (NYSE:GM) cederam 1,80% e os da Ford (NYSE:F) recuaram 2,14% As ações da Tesla (NASDAQ:TSLA) caíram 3,32%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

*Com informações da Dow Jones Newswires

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações