Bolsas de NY fecham quase estáveis, com inflação e Fed no radar

Estadão Conteúdo

Publicado 02.06.2021 15:17

Atualizado 02.06.2021 18:40

Bolsas de NY fecham quase estáveis, com inflação e Fed no radar

As bolsas de Nova York fecharam perto da estabilidade, em sessão na qual o mercado observou as perspectivas para crescimento, inflação e medidas do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Acompanhando a alta recente no preço do petróleo, ações de energia tiveram algumas das altas mais relevantes do dia. Já os movimentos especulativos de investidores de varejo voltaram a receber atenções, com destaque para os papéis da AMC.

O índice Dow Jones avançou 0,07%, em 34.600,38 pontos, o S&P 500 subiu 0,14%, a 4.208,12 pontos, e o Nasdaq teve ganho também de 0,14%, a 13.756,33 pontos.

Após a publicação do Livro Bege do Fed, o mercado teve reação tímida. No documento, empresários relataram que aumentaram as pressões sobre os preços, apontaram impactos nas cadeias produtivas e disseram que a economia se expandiu "moderadamente". "Investidores permanecem otimistas de que uma recuperação mais lenta do mercado de trabalho e uma inflação transitória permitirão" ao Fed continuar a impulsionar a economia, avalia Edward Moya, analista da Oanda. "Serão necessários relatórios de inflação muito mais altos do que o esperado para mudar a opinião" de que o aumento será temporário, acredita ele.

Com ações ligadas à retomada, o setor de energia teve algumas das principais altas, em dia que contou com ganhos no barril de petróleo, ainda repercutindo decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+). Chevron (NYSE:CVX) (+1,37%), ExxonMobil (NYSE:XOM) (+0,83%), Ocidental Petroleum (+2,63%) avançaram.

Por outro lado, as ações de tecnologia tiveram desempenhos negativos consideráveis, que pressionaram o Nasdaq. O destaque foi para a Tesla (NASDAQ:TSLA), que caiu 3,01%, depois que o Wall Street Journal publicou uma reportagem afirmando que o CEO da empresa, Elon Musk, não cumpriu com as obrigações que tinha para comunicar suas postagens no Twitter. Microsoft (NASDAQ:MSFT) (-0,04%) e Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (-0,44%), que controla a Google, foram outras quedas relevantes.

A ação da AMC disparou 95,59%, em decorrência de movimentos especulativos. Por conta da volatilidade, os papéis da empresa chegaram a ter suas negociações interrompidas por alguns minutos. O dia 2 de junho foi marcado por investidores no varejo organizados em fóruns para a realizar a chamada "Mãe de Todos os Squeezes", tendo como alvo principal a AMC. GameStop (+13,35%) e BlackBerry (+32,09%) subiram, também alvos de especulação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações