Bolsas de NY fecham sem direção única, com Fed e dados fracos de China e EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 16.05.2022 14:26

Atualizado 16.05.2022 17:40

Bolsas de NY fecham sem direção única, com Fed e dados fracos de China e EUA

As bolsas de Nova York encerraram o pregão de nesta segunda-feira, 16, sem direção única, mas com viés negativo. Dos três principais índices acionários de Wall Street, dois terminaram o dia em baixa, com o Dow Jones no azul apoiado por ações de petroleiras, que tiveram altas fortes ao acompanharem o preço do óleo no mercado futuro. Novos comentários do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em defesa do aperto monetário nos EUA e dados fraco das duas maiores potências globais pressionaram os papéis ao longo do dia.

O Dow Jones fechou em alta de 0,08%, aos 32.223,42 pontos, o S&P 500 recuou 0,39%, aos 4.008,01 pontos, e o Nasdaq terminou o dia com queda de 1,20%, aos 11.662,79 pontos.

Em evento nesta segunda-feira, o presidente do Fed de Nova York, John Williams, voltou a defender um aperto monetário ágil nos EUA para combater a forte inflação local, "problema número um" do BC americano neste momento.

O prospecto de condições financeiras menos relaxadas segue prejudicando ações de companhias de alta tecnologia, sensíveis à trajetória dos juros. Entre as principais baixas no setor nesta segunda-feira, Tesla (SA:TSLA34)(NASDAQ:TSLA) (-5,88%) e Amazon (SA:AMZO34)(NASDAQ:AMZN) (-1,99%) se destacaram.

Já as ações do Twitter (SA:TWTR34)(NYSE:TWTR)despencaram 8,18%, em meio ao conturbado processo de aquisição da companhia pelo CEO da Tesla, Elon Musk. Mais cedo, o bilionário respondeu com sarcasmo a postagens do atual CEO da rede social, Parag Agrawal, sobre a presença de contas robotizadas na plataforma. O tema foi motivo para Musk afirmar, na semana passada, que deixou a compra do Twitter "em suspenso".

Em cenário mais amplo, o pregão desta segunda-feira foi novamente de apetite por risco contido em Wall Street, após dados industriais e de varejo da China decepcionarem em baixa, assim como o índice de atividade industrial Empire State de maio nos EUA. Segundo o analista Edward Moya, da Oanda, os indicadores reforçaram "riscos de estagflação e uma recessão muito mais cedo" que o esperado.

Apesar da "severa surpresa" no dado americano, a Oxford Economics diz que ele não é tão crucial, enquanto os indicadores chineses indicam que os problemas na cadeia produtiva do país podem se estender até o mês que vem, à medida que a China relaxa suas medidas de restrição contra a covid-19.

Na contramão da maior parte do mercado acionário americano, ações de petroleiras subiram fortemente nesta segunda-feira em meio à forte alta do barril de petróleo no mercado futuro. Duas das principais empresas americanas do ramo, Chevron (SA:CHVX34)(NYSE:CVX) e ExxonMobil (SA:EXXO34)(NYSE:XOM) subiram 3,09% e 2,44%, respectivamente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações