Bolsas de NY fecham sem direção única, com recuperação de techs e pressão sobre petroleiras

Estadão Conteúdo

Publicado 17.06.2022 14:50

Atualizado 17.06.2022 19:09

Bolsas de NY fecham sem direção única, com recuperação de techs e pressão sobre petroleiras

As bolsas de Nova York fecharam mistas nesta sexta-feira, 17, e acumularam fortes perdas semanais. O mercado acionário em Wall Street teve certo alívio hoje após o agressivo aperto monetário do Federal Reserve (Fed) e temores por recessão nos EUA levarem os índices aos níveis registrados no fim de 2020. A recuperação parcial foi concentrada no setor de tecnologia, mais descontado, enquanto petroleiras tiveram forte baixa e ajudaram a conter o ímpeto das bolsas.

O Dow Jones fechou em queda de 0,13%, aos 29.888,78 pontos, e acumulou baixa semanal de 4,79%. Já o S&P 500 subiu 0,22% hoje, mas caiu 5,79% na semana, aos 3.674,84 pontos. Por fim, o Nasdaq teve alta robusta de 1,43% nesta sexta-feira, aos 10.798,35 pontos, o que ajudou a aparar as perdas de 4,78% na semana.

"Foi uma semana dolorosa em Wall Street, pois a inflação forçou muitos bancos centrais a se tornarem mais agressivos ao delinear seus planos de aperto monetário que levarão a desacelerações significativas para suas respectivas economias", resume o analista Edward Moya, da Oanda. Em relatório enviado ao Congresso dos EUA, o Fed reforçou seu compromisso "incondicional" em restaurar a estabilidade de preços no país.

Sinalizações similares vieram de comentários de dirigentes do BC americano hoje, entre eles do próprio presidente Jerome Powell. Chamou especial atenção hoje o que disse o presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari. Conhecido por ser a voz mais dovish da entidade, ele disse que apoiou a alta de 75 pontos-base do juro na última quarta-feira e pode fazer o mesmo na reunião de julho do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

O ímpeto da recuperação nas bolsas minguou com a fala do dirigente e as bolsas não conseguiram sustentar alta uniforme. Diante da postura dura do Fed, analistas têm aumentado suas apostas por recessão nos EUA. O Bank of America (SA:BOAC34) (NYSE:BAC), por exemplo, indica 40% de que a economia americana contraia em 2023, enquanto o Wells Fargo  (SA:WFCO34) (NYSE:WFC) vê um cenário de recessão leve como o mais provável.

Ações de petroleiras, como Exxon Mobil Corp (SA:EXXO34)(NYSE:XOM) (-5,77%) e Chevron (SA:CHVX34)(NYSE:CVX) (-4,77%), exerceram pressão de baixa nos índices Dow Jones e S&P 500. Os papéis acompanharam a forte baixa dos contratos de petróleo no mercado futuro, em meio às preocupações por recessão econômica e de olho em perspectiva de melhora da oferta global da commodity.

Por outro lado, o setor de tecnologia apoiou o Nasdaq. Entre ações de destaque, a Amazon (SA:AMZO34)(NASDAQ:AMZN) subiu 2,47%, enquanto Apple (SA:AAPL34) (NASDAQ:AAPL), Meta (SA:FBOK34)(NASDAQ:META), Microsoft (SA:MSFT34)(NASDAQ:MSFT) e Alphabet (SA:GOGL35)(NASDAQ:GOOGL) (controlado do Google) tiveram ganhos superiores a 1%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações