Bolsas de NY ganham fôlego no fim do pregão e Dow Jones e S&P 500 renovam recorde

Estadão Conteúdo

Publicado 16.08.2021 14:59

Atualizado 16.08.2021 18:10

Bolsas de NY ganham fôlego no fim do pregão e Dow Jones e S&P 500 renovam recorde

As bolsas de Nova York ganharam impulso nos últimos minutos de pregão, levando os índices Dow Jones e S&P 500 a renovarem mais uma vez a máxima histórica de fechamento. O Nasdaq reduziu as perdas, mas não teve força suficiente para fechar no positivo. Ao fim do pregão, o Dow Jones avançou 0,31%, aos 35.625,40 pontos, o S&P 500 subiu 0,26%, aos 4.479,71 pontos, e o Nasdaq teve queda de 0,20%, aos 14.793,76 pontos.

A sessão foi marcada pela cautela, diante de sinais de desaceleração das economias da China e dos Estados Unidos. Ações ligadas a commodities, como de petroleiras, tiveram recuos relevantes. As ações de tecnologia, no geral, foram menos pressionadas, mas a Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) sofreu um forte recuo, o que acabou pesando no Nasdaq.

"Os mercados de ações têm apresentado um bom desempenho nas últimas semanas e a retração desta segunda-feira provavelmente tem muito a ver com isso", aponta Craig Erlam, analista da Oanda. "Houve alguns números econômicos ruins", começando com a leitura do sentimento do consumidor dos EUA na sexta-feira, quando o movimento corretivo começou, "mas o mercado estava preparado para alguma realização de lucro de qualquer maneira e os investidores provavelmente estão aproveitando a oportunidade", avalia.

Nesta segunda, 16, a leitura do índice de atividade industrial Empire State recuou do nível recorde de 43 em julho para 18,3 em agosto. Na avaliação da Oxford Economics, a leitura veio pressionada por aumento nos preços de matérias-primas e maiores tempos de entrega, à medida que os gargalos na cadeia de suprimentos se intensificaram este mês. Nesta semana, o mercado irá observar o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, amanhã e a publicação da ata referente à última reunião de política monetária da autoridade, na quarta-feira, com ambos podendo sinalizar a percepção sobre a economia.

Seguindo a publicação de uma série de dados da China, como produção industrial e vendas no varejo, a Capital Economics afirma que houve uma "desaceleração de base disseminada" no país. Um dos reflexos foi uma queda no barril de petróleo, o que pressionou ações como Occidental Petroleum (NYSE:OXY) (SA:OXYP34)(-3,88%), Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34) (-1,02%) e ExxonMobil (NYSE:XOM) (-1,46%), que recuaram observando os riscos para a demanda.

Em dia marcado por investigações sobre o seu sistema de piloto automático depois de acidentes, as ações da Tesla recuaram 4,32%. O movimento destoou de outras big techs, como Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34), que subiu +1,35%, e Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34), com alta de +0,93%. Com balanço marcado para a publicação amanhã, o Walmart subiu 0,90% com a expectativa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações