Bolsas dos EUA caem com mercado de olho na Espanha; Dow Jones -0,90%

Investing.com

Publicado 30.05.2012 07:56

Investing.com – As bolsas norte-americanas caíram nesta quarta-feira, uma vez que as preocupações com o tratamento da crise financeira da Espanha e que a ausência de novas medidas de estímulo por parte da China pesaram sobre o sentimento do mercado.

Antes da abertura, os futuros do Dow Jones Industrial Average apontaram queda de 0,90%, os do S&P 500 sinalizaram um declínio de 0,96%, ao passo que os do Nasdaq 100 indicaram perda de 1,01%.

Os investidores permaneceram cautelosos em meio a preocupações com a situação na Espanha, onde os rendimentos dos títulos continuam subindo, os custos do resgate do Bankia estão cada vez maiores, e uma recessão que atinge a economia alimentaram, todos eles, os temores de que a Espanha será forçada a procurar auxílio financeiro internacional.

O rendimento dos títulos públicos espanhóis de 10 anos subiu para 6,54% hoje, aproximando-se do limite crítico de 7% que precedeu os resgates financeiros na Grécia, Irlanda e Portugal.

O sentimento do mercado também enfraqueceu após a Agência de Notícias Xinhua ter informado, na terça-feira, que a China não planeja “implantar outro plano grande de estímulo para buscar alto crescimento econômico “, como fez em 2008.

As ações do setor de tecnologia devem ficar ativas, uma vez que as ações da Apple caíram 0,62% nas negociações de pré-abertura, após o presidente-executivo Tim Cook ter dito que a tecnologia de televisores era de “grande interesse”, mas ter ressaltado que os esforços da empresa se desenvolveriam gradualmente em meio a especulações de que a fabricante do iPad e do iPhone estava prestes a revelar uma iTV revolucionária.

O anúncio foi feito um dia depois de a Samsung Electronics ter lançado seu smartphone Galaxy S na Europa, em um movimento para derrubar a Apple Inc., líder mundial na fabricação de smartphone.

Enquanto isso, a Research In Motion Ltd disse que contratou banqueiros para uma nova apreciação estratégica e para buscar parcerias, uma vez que a fabricante do Blackberry alertou que provavelmente divulgará um prejuízo operacional no primeiro trimestre fiscal. As ações despencaram 5,61% nas negociações da pré-abertura.

A fabricante taiwanesa de smartphones HTC disse anteriormente que seus últimos smartphones passaram pela análise aduaneira norte-americana, abrindo caminho para sua entrada nas vendas dos EUA.

A Facebook também deve ser foco, uma vez que as ações da empresa despencaram 2,01% no início do pregão, ficando bem abaixo do preço da oferta pública inicial de US$ 38,00 por ação, depois que os reguladores antitruste dos Estados Unidos disseram que pretendem conduzir uma longa investigação na proposta de compra que a empresa fez para a Instagram.

A Stanley Black & Decker deve ficar entre os potenciais concorrentes na compra da Infastech, empresa sediada em Cingapura, fabricante de dispositivo industrial de fixação, com faturamento de mais de US$ 500 milhões.

A Bloomberg informou anteriormente que a avaliação negativa da Chesapeake Energy fez da empresa um alvo potencial para compradores dispostos a apostar que os preços do gás natural vão se recuperar da baixa de uma década.

Do outro lado do Atlântico, as bolsas europeias despencaram. O índice EURO STOXX 50 despencou 1,29%, o CAC 40 da França caiu 1,28%, o DAX da Alemanha recuou 1,01%, ao passo que o FTSE 100 da Grã-Bretanha diminuiu 1,40%.

Durante o pregão asiático, o índice Hang Seng de Hong Kong recuou 1,7%, ao passo que o índice Nikkei 225 do Japão caiu 0,4%.

No final do dia, os EUA devem divulgar dados sobre as vendas pendentes de casas.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações