Bolsas europeias caem com enfraquecimento do sentimento; DAX -0,16%

Investing.com

Publicado 13.08.2012 04:59

Investing.com – As bolsas europeias caíram nesta segunda-feira, uma vez que o sentimento do mercado enfraqueceu em meio a novas preocupações com as perspectivas para o crescimento econômico global, após a divulgação de dados japoneses decepcionantes.

Durante as negociações europeias da manhã, o índice EURO STOXX 50 caiu 0,26%, o CAC 40 da França recuou 0,23%, ao passo que o DAX 30 da Alemanha apresentou queda de 0,16%.

O sentimento enfraqueceu após dados oficiais terem mostrado mais cedo que a economia do Japão cresceu 0,3% nos três meses até junho, apenas a metade das previsões de um crescimento de 0,6%, de um 1,2% revisto para cima no primeiro trimestre, ao passo que a demanda de exportação foi atingida pela crise da dívida da zona do euro.

Os dados surgiram após um relatório divulgado na sexta-feira ter mostrado que as exportações chinesas caíram drasticamente em julho, ao passo que as importações também desaceleraram.

O sentimento permaneceu levemente apoiado, entretanto, pelas esperanças de que o Banco Central Europeu (BCE) tomará em breve medidas para aliviar a crise da dívida na zona do euro.

As ações da Solarworld, maior fabricante de paineis da Alemanha, caíram 5,36%, após a empresa anunciar que vê receita menor para o ano de 2012 inteiro, em comparação com o ano anterior, e de registrar uma perda líquida no segundo trimestre de € 161 milhões.

O Julius Baer, credor suíço, também viu suas ações caírem 3,53%, em meio a relatos de que o banco concordou em pagar cerca de 860 milhões de francos à Merril Lynch do Bank of America.

No lado positivo, as ações do setor financeiro ficaram em alta, lideradas pelos bancos italianos Intesa Sanpaolo e Unicredit, com suas ações subindo 1,56% e 1,10%, respectivamente.

Os bancos franceses Societe Generale e BNP Paribas também apresentaram ganhos, com suas ações subindo 0,45% e 0,50%, ao passo que as ações do banco alemão Commerzbank cresceram 0,51%.

Em Londres, o índice FTSE 100 caiu 0,27%, afetado pelas fortes perdas das ações do setor de mineração.

As ações das produtoras de cobre Xstrata e Kazakhmys caíram 1,25% e 1,07%, ao passo outras empresas de mineração como a BHP Billiton e a Rio Tinto viram suas ações recuarem 0,75% e 0,79% respectivamente. As ações das rivais Vedanta Resources e Antofagasta despencaram 2,06% e 1,15%.

Também no lado negativo, as ações da Anglo American, gigante do gás e petróleo, caíram 1,07%, ao passo que a BP viu suas ações recuarem 0,18%.

No setor financeiro, as ações do Standard Chartered subiram 1,53%, uma vez que se soube que o banco britânico e os reguladores de Nova York acordaram um montante para resolver a investigação quanto a se os registros do banco ocultaram transações ligadas ao Irã.

Enquanto isso, as ações do Royal Bank of Scotland caíram 0,90% e as do HSBC Holdings recuaram 0,26%, ao passo que as do Lloyds Banking diminuíram 0,22% e as do Barclays subiram 0,11%.

No início do dia, o novo presidente do Barclays, David Walker, disse os jornal britânico The Sunday Telegraph que ele fará uma revisão completa do negócio, acrescentando que não está apegado ou conectado a nenhuma das políticas do seu antecessor.

Nos EUA, os mercados acionários apontaram abertura em baixa. Os futuros do Dow Jones Industrial Average apontaram queda de 0,28%, os do S&P 500 sinalizaram declínio de 0,35%, ao passo que os do Nasdaq 100 indicaram perda de 0,27%.

Nem a zona euro nem os EUA estão programados para divulgar dados econômicos significativos nesta segunda-feira, portanto os investidores voltaram a atenção para os dados norte-americanos sobre as vendas no varejo e sobre a inflação, que devem ser divulgados no final da semana.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações