Bolsas europeias caem devido a preocupações com dívida; DAX -0,10%

Investing.com

Publicado 10.10.2012 05:58

Investing.com – As bolsas europeias caíram nesta quarta-feira, uma vez que as preocupações com o tratamento da crise financeira na zona do euro e a desaceleração da economia mundial continuaram dominando o sentimento do mercado.

Durante as negociações europeias da manhã, o EURO STOXX 50 caiu 0,21%, o CAC 40 da França recuou 0,07%, ao passo que o DAX 30 da Alemanha apresentou queda de 0,10%.

O sentimento do mercado permaneceu sob pressão depois que o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu na terça-feira suas previsões globais de crescimento econômico para 2012 e 2013, justificando a recente rodada de estímulo do central de banco que visa a apoiar as economias frágeis do mundo.

No início do dia, o FMI disse que a crise na zona do euro continua sendo a maior ameaça à economia global e alertou que os decisores políticos precisam urgentemente reforças os vínculos fiscal e financeiro na zona do euro.

Os mercados também estavam agitados em meio a incertezas sobre quando a Espanha solicitará um resgate financeiro e quando a Grécia concordará com seus credores internacionais os termos para a próxima parcela de fundos.

O setor financeiro europeu ficou apresentou em sua maioria alta, com as ações dos bancos franceses Societe Generale crescendo 0,31% e as do BNP Paribas caindo 0,13%, ao passo que as dos bancos alemães Deutsche Bank e Commerzbank subiram 1,11% e 1,07%, respectivamente.

Outros bancos da zona do euro apresentaram perda, porém, com as ações dos bancos italianos Intesa Sanpaolo e Unicredit recuando 0,48% e 0,76%, ao passo que as dos espanhóis BBVA e Banco Santander caíram 1,01% e 0,98%.

A Nokia somou-se às perdas, com suas ações despencando 1,44%, em meio a notícias de que a empresa está tentando defender a confiabilidade do software de navegação da Apple que a fabricante de telefones finlandesa gastou bilhões criando, uma vez que o iPhone enfrenta o desprezo do consumidor por causa dos muitos erros dos mapas digitais.

Em Londres, o FTSE 100 de commodities pesadas caiu 0,38%, afetado pelas fortes perdas das ações das mineradoras e no setor de petróleo.

A Fresnillo, gigante da mineração de metais preciosos, viu suas ações despencarem 2,48%, ao passo que a rival Polymetal viu as suas caírem 1,77%.

A BP também apresentou perdas, com suas ações caindo 0,50%, ao passo que as ações da Anglo American subiram 1,63%.

Em outros lugares, as ações da Vodafone caíram 0,42% em meio a relatos de que a empresa pode ganhar uma suspensão temporária de uma sentença de um caso de imposto indiano no valor de US$ 2,2 bilhões depois de um júri ter se oposto a uma cláusula de retroatividade nas leis do país que afastaram os investidores estrangeiros.

No lado positive, os bancos britânicos seguiram a alta de seus homólogos europeus. As ações do HSBC Holdings cresceram 0,17% e as do Barclays subiram 1,47%, ao passo que as do Royal Bank of Scotland alavancaram 2,66% e as do Lloyds Banking subiram 3,70%.

Nos EUA, os mercados acionários apontaram abertura estável. Os futuros do Dow Jones Industrial Average apontaram queda de 0,07%, os do S&P 500 sinalizaram ganho de 0,01%, ao passo que os do Nasdaq 100 indicaram perda de 0,07%.

Também hoje, dados oficiais mostraram que a produção industrial na França subiu inesperadamente em agosto, avançando 1,5%, após subir 0,6% no mês passado, ao passo que um relatório mostrou que a produção industrial da Itália cresceu 1,7% em agosto, superando as previsões de uma queda de 0,5% .

No final do dia, a Itália deve leiloar até € 11 bilhões em títulos públicos de curto prazo. Além disso, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, deve realizar reuniões com o presidente francês, Francois Hollande, em Paris.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações