Bolsas europeias caem devido a preocupações com dívida; DAX -0,84%

Investing.com

Publicado 08.05.2012 05:05

Investing.com – Os índices acionários europeus caíram nesta terça-feira, uma vez que persistiram as preocupações com a crise da dívida na zona euro após as eleições do fim de semana na Grécia e na França terem provocado temores de que os planos de austeridade recentes serão abandonados.

Durante as negociações europeias da manhã, o EURO STOXX 50 caiu 0,86% e o DAX da Alemanha recuou 0,84%, ao passo que os mercados na França permaneceram fechados em virtude de um feriado nacional.

Os investidores permaneceram agitados após os resultados da eleição do fim de semana na Grécia e na França terem gerado dúvidas quanto à capacidade da Europa em implantar medidas de austeridade consideradas necessárias para enfrentar a crise da dívida na região.

As tentativas iniciais de formar um governo na Grécia falharam na segunda-feira, dando força aos temores de que o país não pode ter um governo local a tempo para garantir a sua próxima parcela do resgate financeiro internacional, no próximo mês.

Os participantes do mercado também estavam acompanhando os desenvolvimentos na França, onde o socialista François Hollande deve tomar posse em 15 de maio. Hollande disse que quer renegociar o pacto fiscal da zona do euro, a fim de estimular o crescimento na região.

As ações do setor financeiro lideraram as perdas na medida em que as ações dos bancos franceses BNP Paribas e Societe Generale caíram 1,92% e 1,56%, ao passo que as ações dos alemães Deutsche Bank e Commerzbank recuaram 0,19% e 1,14%, respectivamente.

Entretanto, os bancos espanhóis resistiram, com as ações do BBVA e do Banco Santander subindo 0,61% e 0,66% respectivamente, após Rodrigo Rato ter resignado, na segunda-feira, ao cargo de presidente do Bankia, ajudando a abrir caminho para um plano de resgate envolvendo o uso de fundos públicos para ajudar bancos espanhóis problemáticos.

O governo espera que isso convença os investidores internacionais da estabilidade financeira da Espanha.

Enquanto isso, as ações da KPN, empresa holandesa de telecomunicações, caíram 0,30% após a America Movil ter oferecido 8 euros por ação, o que seria mais do que quintuplicar a participação dela na maior empresa operadora de telefonia da Holanda, para 28%.

Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,24% após dados terem mostrado que os preços de casas no Reino Unido caíram mais que o esperado no mês de abril.

As instituições financeiras do Reino Unido seguiram os passos da queda de suas homólogas europeias, com as ações do Barclays despencando 3,14% e as do HSBC Holdings caindo 1,23%, ao passo que as do Royal Bank of Scotland (RBS) e do Lloyds Banking caíram 0,25% e 0,18%, respectivamente.

No lado positivo, a Tullow Oil viu suas ações crescerem 3,98% depois de anunciar que a exploração do poço onshore Ngamia-1, no Quênia, no Bloco 10BB, atingiu uma profundidade intermediária de 1.515 metros e o petróleo líquido total encontrado até agora aumentou mais de 100 metros através de diversas zonas do reservatório.

A Aviva, segunda maior seguradora do Reino Unido, também apresentou ganhos, com suas ações subindo 1,54% depois de Andrew Moss ter deixado o cargo de diretor executivo após os protestos dos investidores a respeito da remuneração dos executivos.

Nos EUA, os mercados de ações apontaram para uma abertura em baixa. Os futuros do Dow Jones Industrial Average apontaram queda de 0,39%, os do S&P 500 sinalizaram declínio de 0,39%, ao passo que os do Nasdaq 100 indicaram perda de 0,44%.

No final do dia, a Alemanha deve divulgar dados oficiais sobre a produção industrial, ao passo que o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, deve se pronunciar em Frankfurt.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações