Bolsas europeias caem em negociações cautelosas; Dax -0,18%

Investing.com

Publicado 22.01.2014 10:17

Investing.com – As bolsas europeias caíram nesta quarta-feira uma vez que os investidores ficaram cautelosos, embora o sentimento do mercado tenha permanecido apoiado após o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter elevado ontem sua projeção de crescimento econômico mundial.

Durante as negociações europeias da tarde, o índice EURO STOXX 50 caiu 0,22%, o CAC 40 da França recuou 0,22%, ao passo o DAX 30 da Alemanha contraiu 0,18%.

Na terça-feira, o FMI elevou sua projeção de crescimento econômico mundial, mas também alertou que o ritmo da recuperação permanecerá "fraco e instável".

O FMI disse que espera que a economia mundial cresça 3,7% em 2014, mas disse em outubro que a economia expandiria 3,6% este ano.

Os investidores permaneceram cautelosos em meio a expectativas de uma redução no programa de flexibilização quantitativa do Banco Central dos EUA (Fed) no resultado da próxima reunião de política do banco, em 29 de janeiro, de US$ 65 bilhões dos atuais US$ 75 bilhões.

O setor financeiro reduziu seus ganhos no início do dia, com as ações dos bancos franceses BNP Paribas e Societe Generale recuando 0,10% e 0,36%, ao passo que as do banco alemão Deutsche Bank caíram 0,72%.

Entre outros bancos, as ações dos espanhóis Banco Santander e BBVA caíram 1,04% e 1,42%, ao passo que as ações do italiano Unicredit despencaram 1,32%.

Em outros lugares, as ações da ASML Holding alavancaram 7,04% após a empresa projetar vendas no primeiro trimestre que seguiram as estimativas dos analistas.

Somando-se aos ganhos, as ações da Rautaruukki Oyj dispararam 28,81% após o SSAB, terceiro maior credor austríaco, ter dito que planeja comprar a fabricante finlandesa de aço.

Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,10%, uma vez que os bancos britânicos seguiram a baixa de seus homólogos europeus e após dados terem mostrado que a taxa de desemprego no Reino Unido caiu para 7,1% em novembro, levantando questões sobre as perspectivas de taxa do Banco da Inglaterra.

Além disso, a ata da reunião de janeiro do Banco da Inglaterra mostrou que a taxa de desemprego atingirá o limite de 7% "materialmente mais cedo" que o esperado, mas reiterou que os legisladores não viram necessidade imediata de elevar as taxas mesmo se o limite for atingido no futuro próximo.

As ações do Lloyds Banking e HSBC Holdings declinaram 0,35% e 0,57%, ao passo que as do Barclays despencaram 1,04% e as do Royal Bank of Scotland despencaram 3,45%.

Enquanto isso, o setor de mineração manteve seus ganhos, com as ações da Glencore Xstrata subindo 0,55%, as da Randgold Resources e Vedanta Resources recuperando-se 1,79% e 1,80% respectivamente.

A BHP Billiton apresentou desempenho inferior, porém, caindo 1,15%, após dizer que a produção de minério de ferro subiu para 48,9 milhões de toneladas métricas no segundo trimestre, de 42,2 milhões de toneladas atingidas no ano passado, ainda não atingindo a estimativa dos analistas de 49,3 milhões.

Nos EUA, os mercados acionários apontaram abertura em baixa. Os futuros do Dow Jones Industrial Average apontaram perda de 0,29%, os do S&P 500 sinalizaram queda de 0,16%, ao passo que os do Nasdaq 100 indicaram declínio de 0,09%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações