Bolsas europeias fecham em queda, pressionadas por commodities

Estadão Conteúdo

Publicado 18.11.2021 11:26

Atualizado 18.11.2021 14:40

Bolsas europeias fecham em queda, pressionadas por commodities

As bolsas da Europa fecharam queda hoje, puxadas por ações ligadas à produção de commodities, em meio a incertezas sobre oferta e demanda. O contínuo avanço do coronavírus no continente também debilitou o sentimento de risco nas mesas de operações.

O índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, encerrou o pregão em baixa de 0,46%, a 487,70 pontos.

Embora tenham iniciado a tarde em alta, os contratos futuros de petróleo tiveram uma sessão marcada pela volatilidade e chegaram a cair mais de 1% no início do dia. A notícia de que os Estados Unidos estariam articulando com a China uma liberação conjunta das reservas nacionais contribuiu para o movimento.

"A história do dia é que está acontecendo na frente do petróleo", disse Florian Ielpo, diretor de macro da Lombard Odier Investment Managers. "Todos os olhos estão atualmente voltados para a inflação, então cada pequeno passo em direção à desaceleração da inflação é altamente considerado", acrescentou.

Em meio a isso, na bolsa de Londres, as petroleiras BP (LON:BP) (SA:B1PP34) (-1,62%) e Royal Dutch Shell (LON:RDSa) (SA:RDSA34) (-1,69%) estiveram entras as maiores perdas do dia. As mineradoras Fresnillo (LON:FRES) (-3,55%) e Anglo American (LON:AAL) (-2,75%) também recuaram. Assim, no mercado britânico, o índice FTSE 100 cedeu 0,48%, a 7.255,96 pontos.

Em Paris, Total (PA:EGAB) recuou 1,08%. Por lá, o índice CAC 40 perdeu 0,21%, a 7.141,98 pontos.

Investidores europeus monitoram também a evolução da covid-19 na região, que foi a única do mundo a ter aumento de mortes pela doença na última semana, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na Alemanha, parlamentares aprovaram novas medidas sanitárias para conter o vírus, após alertas de autoridades locais.

Nesse ambiente, o índice DAX, de Frankfurt, baixou 0,18%, a 16.221,73 pontos. Em Milão, o FTSE MIB cedeu 0,59%, a 27.661,82 pontos. Nas praças ibéricas, o IBEX 35, de Madri, caiu 1,00%, a 8.903,80 pontos e o PSI 20, de Lisboa, se desvalorizou 1,72%, a 5.578,34 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações