Bolsas europeias fecham mistas; Londres, Paris e Lisboa ficam no vermelho

Estadão Conteúdo

Publicado 25.05.2021 10:49

Atualizado 25.05.2021 14:18

Bolsas europeias fecham mistas; Londres, Paris e Lisboa ficam no vermelho

Os principais mercados acionários da Europa fecharam o pregão desta terça-feira sem direção única, com fatores pontuais influenciando as ações de diferentes praças. Em Londres, pesou a queda do petróleo e de commodities metálicas durante a maior parte do dia. Já em Frankfurt, o foco ficou com a divulgação de indicadores domésticos, que apontaram para a recuperação da economia alemã.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,03%, aos 445,20 pontos.

Apesar de ter se recuperado nas últimas horas do pregão europeu, o petróleo recuou durante a maior parte da sessão, pressionando ações de companhias do setor em Londres, onde o índice FTSE 100 fechou em queda de 0,31%, aos 7.029,79 pontos, na mínima intraday. A Royal Dutch Shell (LON:RDSa) (SA:RDSA34) liderou as perdas do índice ao cair 2,64%, enquanto a BP (LON:BP) (SA:B1PP34) recuou 2,01%.

Também repercutindo a queda de commodities no mercado futuro, papéis de mineradoras britânicas puxaram o recuo do FTSE 100. Anglo American (LON:AAL) (-2,36%), Glencore (LON:GLEN) (-2,05%) e Antofagasta (LON:ANTO) (-2,03%) registraram as piores baixas do setor na bolsa londrina.

Seguindo o movimento no Reino Unido, o índice CAC 40, de Paris, fechou em baixa de 0,28%, aos 6.390,27 pontos, com a petroleira Total (PA:TOTF) (-1,82%) registrando a maior queda da bolsa francesa.

Já na bolsa de Frankfurt, o cenário foi oposto, com o índice DAX ganhando 0,18%, aos 15.465,09 pontos, após a alta do índice de sentimento das empresas da Alemanha, medido pelo instituto alemão Ifo, apontar para uma perspectiva otimista à economia do país, segundo o ING.

Também saiu nesta terça-feira a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) alemão do primeiro trimestre de 2021, que veio pouco acima da estimativa anterior. Ainda que tenha confirmado a maior recessão da Alemanha desde a reunificação em 1990, a economia do país aparenta estar cada vez mais bem posicionada para ter um forte crescimento no restante de 2021, diz o ING.

Entre ações listadas no DAX, se destacou a Deutsche Wohnen (DE:DWNG), empresa imobiliária cujo papel saltou 15,71% hoje, após a concorrente Vonovia (DE:VNAn) anunciar a sua compra por US$ 23 bilhões, segundo informações da agência Reuters.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Refletindo o clima misto nas bolsas, as bolsas de Milão e Madri fecharam perto da estabilidade, com o índice italiano FTSE 100 em alta de 0,01%, aos 24.892,90 pontos, e o espanhol IBEX 35 ganhando 0,03%, aos 9.208,70 pontos.

Já o PSI 20, de Lisboa, teve queda de 0,20%, aos 5.211,13 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações