Bolsas europeias permanecem em alta, Espanha em foco; DAX +0,14%

Investing.com

Publicado 17.10.2012 09:22

Investing.com - As bolsas europeias permaneceu em alta nesta quarta-feira, uma vez que o sentimento do mercado melhorou após a Moody’s ter decidido não rebaixar a classificação de crédito da Espanha, ao passo que os investidores estavam aguardando a reunião de dois dias da União Europeia (UE).

Durante as negociações europeias da tarde, o índice EURO STOXX 50 subiu 0,38%, o CAC 40 da França cresceu 0,22%, ao passo o DAX 30 da Alemanha avançou 0,14%.

As bolsas encontraram apoio após a Moody’s ter confirmado a classificação de crédito da Espanha em Baaa3 com perspectiva negativa, apenas um ponto acima do status “junk”, e ter expressado confiança de que as reformas aprovadas pelo governo espanhol e o apoio vindo da zona do euro garantirão que a Espanha continue tendo acesso ao mercado de crédito.

O rendimento dos títulos públicos espanhóis de 10 anos caiu para 5,53% após o anúncio, o menor nível desde abril.

O sentimento do mercado ficou apoiado nas últimas semanas por causa das esperanças de que a Espanha solicitará em breve um resgate financeiro aos parceiros da zona do euro, mas persistiram as incertezas quanto à data da solicitação e a forma do resgate.

O setor financeiro permaneceu em forte alta, com as ações dos bancos franceses BNP Paribas e Société Générale se recuperando 2,38% e 2,57%, ao passo que as dos bancos alemães Deutsche Bank e Commerzbank avançaram 0,87% e 1,80%, respectivamente.

Outros bancos também apresentaram fortes ganhos, com as ações do espanhol BBVA alavancando 3,93%, ao passo que as dos italianos Unicredit e Intesa Sanpaolo subiram 1,49% e 2,04%.

O terceiro maior banco da França, o Credit Agricole, permaneceu em baixa, porém, com suas ações despencando 2,14% após o credor ter informado que está deixando a Grécia ao concordar em vender o Emporiki Bank ao Alpha Bank, em condições que reduzem o lucro líquido em cerca de € 2 bilhões de euros no terceiro trimestre.

Também no lado negativo, as ações da ASML Holding despencaram 2,54%, uma vez que a maior fabricante europeia de equipamentos semicondutores previu vendas do quarto trimestre que ficaram menores que as projeções.

Em Londres, o FTSE 100 de commodities pesadas subiu 0,52%, apoiado pelos ganhos nas ações do setor de mineração e depois que dados mostraram que a taxa de desemprego no Reino Unido caiu para 7,9% em agosto, ante os 8,1% do mês anterior.

As gigantes da mineração BHP Billiton e Rio Tinto também apresentaram fortes ganhos, com suas ações alavancando 3,74% e 2,23%, ao passo que as ações das produtoras de cobre Xstrata e Kazakhmys se recuperaram 2,36 % e 4,74%, respectivamente.

A gigante do gás e petróleo Anglo American também apresentou ganhos, com suas ações crescendo 4,02%, ao passo que as das BP subiram 3,76%.

As ações do setor financeiro britânico permaneceram mistas. As ações do HSBC Holdings cresceram 0,30% e as do Royal Bank of Scotland subiram 1,64%, ao passo que as do Lloyds Banking caíram 0,96% e as do Barclays despencaram 1,19%.

No início do dia, o Royal Bank of Scotland (RBS) concordou em deixar o Esquema de Proteção de Ativos (Asset Protection Scheme) do Reino Unido após pagar £ 2,5 bilhões ao governo para assegurar seus ativos mais arriscados. Em 2009, o RBS foi o único banco a participar do programa, que cobriu perdas potenciais de £ 282 bilhões em empréstimos e derivativos.

Nos EUA, os mercados acionários apontaram abertura mista. Os futuros do Dow Jones Industrial Average apontaram ganho de 0,01%, os do S&P 500 sinalizaram alta de 0,17%, ao passo que os do Nasdaq 100 indicaram perda de 0,17%.

No final do dia, os EUA devem publicar dados do governo sobre os alvarás de construção e sobre a construção de casas novas.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações