Bolsas europeias recuam por queda de avião da Malásia e preocupações com Rússia

Reuters

Publicado 17.07.2014 14:10

Bolsas europeias recuam por queda de avião da Malásia e preocupações com Rússia

Por Sudip Kar-Gupta

LONDRES (Reuters) - As ações europeias recuaram nesta quinta-feira, ampliando com força as perdas no final do pregão devido às notícias de que um avião de passageiros da Malásia caiu na Ucrânia perto da fronteira com a Rússia.

O incidente reavivou temores de investidores acerca das tensões entre a Ucrânia e a Rússia. A União Europeia e os Estados Unidos adotaram novas sanções contra a Rússia devido ao que Washington diz ser uma falha de Moscou em conter a violência na Ucrânia.

O índice FTSEurofirst 300 , que reúne os principais papéis do continente, recuou 0,95 por cento, para 1.363 pontos.

O alemão DAX , que atingiu máxima recorde de 10.050 pontos no final de junho, recuou 1,07 por cento, para 9.753 pontos, enquanto o francês CAC perdeu 1,21 por cento, para 4.316 pontos.

Uma autoridade do Ministério do Interior ucraniano afirmou, segundo a agência de notícias Interfax-Ukraine, que o avião da Malásia foi derrubado. A aeronave, que segundo outras fontes era um Boeing 777 que fazia a rota Amsterdã-Kuala Lumpur, caiu perto da cidade de Donestk, base dos rebeldes pró-Rússia, disse a autoridade ucraniana Anton Gerashchenko, acrescentando que ele foi atingido por um míssil terra-ar.

"Se ele realmente foi derrubado, pode haver uma venda generalizada importante", disse o chefe de negociações do Central Markets Investment Management, Darren Courtney-Cook.

As ações de empresas aéreas caíram, com a Air France KLM (PA:AIRF) recuando 1,5 por cento e a Lufthansa (DE:LHAG) perdendo 2,4 por cento. As ações listadas em Madri do International Consolidated Airlines Group (MC:ICAG) --proprietário da British Airways e da Ibéria-- recuaram 3,4 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,68 por cento, a 6.738 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,07 por cento, a 9.753 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,21 por cento, a 4.316 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 2,21 por cento, a 20.603 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,17 por cento, a 10.543 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,79 por cento, a 6.249 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações