Bolsonaro nomeia general Joaquim Silva e Luna como novo presidente da Petrobras

Investing.com

Publicado 19.02.2021 19:57

Por Ana Julia Mezzadri

Investing.com - Após uma série de ameaças ao longo do dia, o presidente Jair Bolsonaro nomeou o general Joaquim Silva e Luna, que atuava na direção da Itaipu, como novo presidente da Petrobras (SA:PETR4), em substituição a Roberto Castello Branco.

No anúncio, feito por meio das redes sociais, Bolsonaro afirmou: “O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”.

Sobre a mudança, André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos, afirmou em comentário: “Estamos ainda verificando as notícias mas se confirmado não é exagero dizer que o presidente deu um perigoso passo fora da agenda que o sustenta no poder abrindo espaço para especulações sobre suas convicções liberais de fato.”

As discordâncias entre o presidente e a administração da estatal se intensificaram após o anúncio de reajuste de 10% nos preços da gasolina e de 15% para o diesel, seguindo a alta internacional do petróleo. 

Em reação aos reajustes, Bolsonaro citou a possibilidade de uma “consequência” para a estatal e, na manhã desta sexta-feira, confirmou que haveria mudanças na petrolífera. "Anuncio que teremos mudança, sim, na Petrobras. Jamais vamos interferir nessa grande empresa na sua política de preço, mas o povo não pode ser surpreendido com certos reajustes", declarou.

O presidente disse ainda que iria cortar todos os impostos federais, PIS e Cofins e Cide, que incidem sobre gás e diesel. 

A irritação de Bolsonaro com Castello Branco, no entanto, não é de hoje. O presidente já demonstrou insatisfação com o executivo em janeiro, quando ele disse que a insatisfação dos caminhoneiros, que ameaçavam greve, é "um problema que não é da Petrobras".

Nesta tarde, seguindo os comentários de Bolsonaro, o Conselho de Administração da companhia ameaçava demissão em grupo como forma de demonstrar apoio a Castello Branco, que afirmou que não iria renunciar ao cargo. O Conselho irá se reunir na terça-feira.

As declarações impactaram nas ações da estatal, que tiveram forte queda no pregão do dia.

A estatal ainda não se manifestou sobre o assunto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações