Bons resultados sustentam alta de mercados europeus

Reuters  |  Autor 

Publicado 27.07.2018 14:09

Bons resultados sustentam alta de mercados europeus

Por Danilo Masoni

MILÃO (Reuters) - Os mercados acionários europeus subiram nesta sexta-feira, auxiliados pela redução nos temores sobre tarifas dos Estados Unidos e bons resultados corporativos.

Ações da Reckitt Benckiser (LON:RB), dos grupos de construção Saint Gobain (PA:SGOB) e Vinci, BT e do banco BBVA (MC:BBVA) avançaram, após resultados bem-recebidos pelo mercado, elevando o STOXX 600.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,38 por cento, a 1.535 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,4 por cento, a 392 pontos.

"Na média, as atualizações de resultados estão bem boas", disse Jerome Schupp, gerente de fundos na Prime Partners. "A mensagem sobre o segundo semestre também é reconfortante, dadas as incertezas relacionadas a guerras comerciais."

De acordo com o Deutsche Bank, o crescimento do lucro por ação acelerou a 6 por cento, ante 0 por cento no primeiro trimestre, um resultado que o banco considerou bom, dada a expectativa de deterioração do crescimento econômico vista no período.

Expectativas de um avanço nas negociações comerciais entre EUA e UE elevou o STOXX a seu nível mais alto desde meados de junho na véspera, com montadoras, que dependem de exportações para crescer, subindo forte. O índice estava a caminho de encerrar a semana com alta de 1,4 por cento.

Investidores, entretanto, mantinham um pouco de cautela.

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos vai continuar investigando se autopeças representam um risco para a segurança nacional, apesar das conversas comerciais em andamento com a UE, mas o presidente dos EUA pediu que nenhuma medida seja tomada neste momento, disse o secretário de Comércio, Wilbur Ross, na véspera.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 0,38 por cento, a 1.535 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,50 por cento, a 7.701 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,40 por cento, a 12.860 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,57 por cento, a 5.511 pontos.