Bovespa cai mais de 2% por preocupações com cena política

Reuters

Publicado 12.12.2016 18:58

Bovespa cai mais de 2% por preocupações com cena política

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista fechou esta segunda-feira com seu principal índice em baixa, no menor patamar em pouco mais de dois meses, pressionado por preocupações com o cenário político, após vazamento da delação de um ex-diretor da Odebrecht citando o presidente Michel Temer e políticos próximos a ele.

O Ibovespa caiu 2,19 por cento, a 59.178 pontos, menor patamar de fechamento desde 30 de setembro (58.367 pontos).

O volume financeiro do pregão foi de 6,77 bilhões de reais, abaixo da média diária para o mês até sexta-feira, de 8,22 bilhões de reais, a inferior também à média diária para o ano, de 7,39 bilhões de reais.

A nova tensão política acontece às vésperas da crucial votação em segundo turno no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos e quando se iniciam as discussões sobre a proposta de reforma da Previdência.

Desde sexta-feira, a temperatura política voltou a subir em Brasília com o vazamento de delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Claudio Melo Filho, que citou recursos repassados a líderes peemedebistas, entre eles o próprio Temer, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), entre outros. Os políticos negaram qualquer irregularidade.

Além disso, Renan Calheiros foi alvo de nova denúncia pela Procuradoria-Geral da República nesta segunda-feira, acusado de receber propina e por lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato, em mais uma complicação para o cenário político.

"A percepção do investidor estrangeiro para emergentes mudou depois da eleição de Donald Trump (à Presidência dos Estados Unidos) e esse cenário mais fraco ficou ainda pior com a situação política local", disse o analista da corretora Clear Raphael Figueredo.

A cautela nesta sessão foi reforçada pela expectativa da decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros dos Estados Unidos, que acontece na quarta-feira.

Entre os destaques negativos ficaram as ações da Gerdau (SA:GGBR4), que caíram 5,83 por cento. O Santander (SA:SANB11) cortou a recomendação para os papéis da empresa para "manter", ante "compra".

O setor bancário também ficou entre os destaques de baixa, com as ações do Itaú Unibanco (SA:ITUB4) perdendo 4,13 por cento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No lado positivo figuravam as ações da Petrobras (SA:PETR4), cujos papéis ordinários subiram 0,88 por cento, enquanto os preferenciais tiveram alta mais contida, de 0,13 por cento. O tom positivo da petrolífera veio na esteira dos ganhos nos preços do petróleo após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e alguns de seus rivais chegarem ao primeiro acordo desde 2001 para reduzir conjuntamente a produção.

(Por Flavia Bohone)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações