Bovespa fecha em queda em sessão afetada por rebalanceamento do MSCI

Reuters

Publicado 13.05.2015 17:40

Bovespa fecha em queda em sessão afetada por rebalanceamento do MSCI

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O tom negativo prevaleceu na bolsa paulista nesta quarta-feira, com os papéis de bancos e da mineradora Vale entre as maiores pressões de baixa, em sessão também afetada por resultados corporativos e rebalanceamento do índice MSCI Brasil.

O Ibovespa fechou em queda de 0,74 por cento, a 56.372 pontos. O volume financeiro somou 6,6 bilhões de reais.

A trégua nos Treasuries mais longos que amparou ganhos mais fortes em Wall Street na primeira etapa da sessão também perdeu fôlego e o S&P 500 terminou com variação negativa de 0,03 por cento, corroborando a debilidade no mercado acionário brasileiro.

A MSCI, por sua vez, divulgou na véspera o rebalanceamento semestral de seus índices de ações que passa a vigorar no fechamento de 29 de maio.([http://bit.ly/1QJMGcn)

O Credit Suisse disse antes da abertura do pregão desta quarta que o impacto do ajuste se daria na saída de fluxo relevante em Bradespar, Gerdau Metalúrgica e Eletrobras ON, que foram excluídas do MSCI Brasil.

Em nota a clientes, o Credit Suisse também estimou fluxo positivo, embora não expressivo, para Klabin, Grupo Pão de Açúcar, Suzano, Cetip, Oi e Qualicorp, decorrente do ajuste.

Gol, MRV Engenharia e Telefônica Brasil estiveram no radar de investidores com resultados trimestrais e perspectivas, conforme a temporada local de balanços se aproxima do fim.

DESTAQUES

=VALE fechou com as preferenciais em queda de 3,27 por cento e as ordináricas em baixa de 2,65 por cento, após novo recuo dos preços do minério de ferro. A Moody's colocou na véspera os ratings da companhia em perspectiva negativa.

=BRADESPAR, unidade de participações do Bradesco e um dos principais acionistas da Vale, caiu 4,08 por cento em sessão, com balanço mostrando prejuízo de 569,2 milhões de reais no primeiro trimestre e exclusão do índice MSCI Brasil.

=TELEFÔNICA BRASIL (SA:VIVT4) encerrou em alta de 1,21 por cento, mesmo após divulgar queda de 12,3 por cento em seu lucro no primeiro trimestre, devido ao avanço das despesas financeiras com o aumento da taxa de juros. O presidente-interino da companhia ainda disse que a Vivo pode ser a menos interessada em consolidação no Brasil.

=GOL reverteu perdas iniciais e subiu 2,46 por cento, mesmo após o prejuízo saltar para 672,7 milhões de reais no primeiro trimestre, com analistas avaliando positivamente dados operacionais da companhia aérea. O Bradesco BBI ainda escreveu em relatório que uma potencial fusão com a panamenha Copa Airlines poderia corrigir o balanço patrimonial e aumentar a proteção natural da Gol.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

=MRV ENGENHARIA fechou em queda de 2,56 por cento, após avançar quase 4 por cento na abertura, em meio à repercussão do resultado trimestral mostrando alta de 31 por cento no lucro e a geração de caixa mais que dobrando no primeiro trimestre sobre o mesmo período do passado.

=PETROBRAS foi destaque entre as contribuições positivas, com as preferenciais em alta de 1,31 por cento e as ordinárias subindo 1,50 por cento. A companhia divulga resultado trimestral na sexta-feira, após o fechamento dos mercados no Brasil.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações