EXPERT 2019: Brasil vai deixar de crescer na base de esteroides, diz Stuhlberger do Verde

Investing.com  |  Autor 

Publicado 08.07.2019 13:48

Por Caio Rinaldi

Investing.com - O Brasil está em momento inédito e oportuno para atingir níveis sustentados de crescimento e interromper o famigerado voo da galinha, avalia um dos mais renomados gestores de fundos no Brasil, Luis Stuhlberger, do Fundo Verde.

“Temos duas novidades muito importantes no Brasil: a reforma da Previdência e os juros em nível historicamente baixos. Por muito tempo, tivemos um crescimento a base de esteroides e agora, finalmente, devemos passar a crescer com nossas próprias forças”, declarou o gestor durante a Expert XP 2019. O evento foi realizado pela XP Investimentos e conta com o patrocínio da Investing.com entre 4 e 6 de julho.

O crescimento anabolizado, explicou Stuhlberger, ocorria em função do elevado gasto estatal na demanda por obras em infraestrutura, porém o teto de gastos aprovado na gestão do ex-presidente Michel Temer impede crescimento real destas despesas pelos próximos anos.

Diante do quadro, a avaliação do gestor é de que é momento de dar mais espaço para incentivar o mercado de capitais. “É preciso recomeçar e tem alguns motes e drivers muito relevantes para isso. Um deles é o mercado de capitais, trocar o BNDES pelo mercado e ter um juro menor de 10%”, comentou, citando a inclinação da curva de juros e o potencial de atração de investimentos por causa disso.

“A curva está inclinada e existe um desejo muito grande de pessoas físicas em investir. Caso contrário, terão que se contentar com uma Selic perto de 5,0%, com a aprovação da Previdência”, disse.

Em relação à reforma da Previdência, Stuhlberger se declarou “inacreditavelmente surpreso” com o texto que foi aprovado na comissão especial e vai a plenário nas próximas semanas. “O Brasil tem, no mínimo, 20 anos de atraso nas regras previdenciárias. Talvez, sejamos o pior país do mundo, no sentido de muitos benefícios e idade baixa para muitas pessoas”, lembrou.

“A economia pode chegar a quase R$ 1 trilhão. Não gosto de falar antecipadamente, já que a reforma ainda não aconteceu. Assumindo que a reforma saia como está, estamos extremamente otimistas, dado que será algo de uma magnitude muito acima do que se esperava”, ponderou o gestor do Verde. “Quando houve a denúncia da JBS (SA:JBSS3) lá em 2017, a reforma que era viável era muito menor do que a discutida atualmente.”

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações