Brasil recebe primeiro carregamento com insumos da China para vacina da AstraZeneca

Reuters

Publicado 06.02.2021 19:30

Por Sergio Queiroz

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um primeiro carregamento com 88 litros dos ingredientes ativos para produção da vacina da AstraZeneca (LON:AZN) (SA:A1ZN34) para Covid-19 no Brasil chegou da China neste sábado, em um evento bastante aguardado à medida que o país busca impulsionar seu programa de imunização.

Os insumos serão enviados de avião para o Rio de Janeiro, onde a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) poderá utilizá-los para começar a finalizar e envasar 2,8 milhões de doses.

A Fiocruz espera receber mais ingredientes neste mês para produzir um total de 15 milhões de doses da vacina desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford.

A vacina da AstraZeneca é o pilar central do programa de vacinação federal brasileiro e o governo encomendou material suficiente para que a Fiocruz fabrique até 100 milhões de doses.

O Brasil começou a imunização de sua população de 210 milhões com a vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac Biotech (NASDAQ:SVA) e com 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca prontas para uso importadas da Índia no mês passado.

A Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) entrou na sexta-feira com pedido de registro definitivo para sua vacina no Brasil. A AstraZeneca solicitou em 29 de janeiro a aprovação definitiva para seu imunizante.

O presidente Jair Bolsonaro, que diz que não vai tomar nenhuma vacina, porque já foi infectado com o vírus e assim estaria imune, tem sofrido pressão devido à lenta e desequilibrada evolução inicial do programa de vacinação do país, que está em meio a uma segunda onda de infecções.

Bolsonaro já se referiu ao vírus como "gripezinha", mas seu governo tem enfrentado cada vez mais críticas pelo modo como tem lidado com a pandemia, que já matou mais de 231 mil pessoas no Brasil, o segundo maior número de mortes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

O Instituto Butantan disse também neste sábado que começou a finalização e envase de 8,6 milhões de doses da vacina da Sinovac, a chamada CoronaVac, com ingredientes que chegaram da China na quarta-feira.

O Butantan afirmou que espera receber mais um carregamento dos insumos na quarta-feira, o que permitiria a produção de mais 8,7 milhões de doses.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Texto de Anthony Boadle)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações