Braskem (BRKM5) tem queda na venda de resinas no Brasil no 4° tri

Reuters

Publicado 27.02.2023 20:47

Atualizado 28.02.2023 08:10

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - A Braskem (BVMF:BRKM5) registrou recuo de 1% no volume de vendas de resinas no mercado brasileiro no quatro trimestre de 2022 contra igual período do ano anterior, para 861 mil toneladas, informou a petroquímica nesta segunda-feira.

Contra o terceiro trimestre, a Braskem registrou queda de 3% nas vendas de resinas, diante da menor demanda de polipropileno (PP) e PVC, "como consequência do menor consumo de bens duráveis e materiais de construção civil impactados pelo aumento da taxa de juros para o controle da inflação no Brasil", disse a empresa em prévia operacional.

As exportações da resina a partir do Brasil tombaram 24%, em performance atribuída pela companhia a "menores oportunidades no mercado internacional dado os elevados níveis de estoques na cadeia de transformação global".

As vendas no mercado brasileiro do segmento "principais químicos", que inclui eteno, propeno, butadieno, cumeno, gasolina, benzeno, tolueno e paraxileno, caíram 18% no trimestre frente a igual período de 2021, a 657 mil toneladas.

Nos Estados Unidos, a Braskem registrou elevação de 5% nas vendas de PP no quatro trimestre na comparação anual, a 391 mil toneladas, enquanto, na Europa, houve recuo de 3%, a 124 mil toneladas.

As vendas de polietileno (PE) da Braskem no México recuaram 6% no trimestre na mesma base, a 178 mil toneladas.

TAXAS DE UTILIZAÇÃO

A taxa média de utilização das centrais petroquímicas da empresa no Brasil ficou em 72% de outubro a dezembro, queda de 13 pontos percentuais na base anual. A Braskem mencionou necessidade de adequação do volume de produção frente aos menores spreads no mercado internacional em função da menor demanda global.

A taxa média de utilização das plantas de PP nos EUA subiu 2 pontos percentuais, para 75%, e, na Europa, caiu 7 pontos percentuais, a 77%.

No México, a taxa das unidades de PE cedeu 13 pontos percentuais, para 69%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações