Braskem cai com Moody’s vendo risco a credores da Odebrecht após venda fracassar

Investing.com  |  Autor 

Publicado 07.06.2019 11:59

Braskem cai com Moody’s vendo risco a credores da Odebrecht após venda fracassar

Investing.com - Mais uma vez as ações da Braskem (SA:BRKM5) figuram entre as maiores perdas do Ibovespa, recuando 1,29% a R$ 32,88 no final da manhã desta sexta-feira. Mais cedo, a Moody’s divulgou relatório avaliando que o cancelamento da venda da participação de 38% do conglomerado na petroquímica Braskem para a europeia é LyondellBasell Industries (NYSE:LYB) eleva a chance de pedido de recuperação judicial pelo grupo brasileiro e pode afetar negativamente seus credores.

“Um cenário em que a Odebrecht pede falência seria negativo para os bancos com empréstimos para a Odebrecht e suas subsidiárias”, afirmou a agência de classificação de risco em relatório assinado pelo analista sênior Alexandre Albuquerque.

Ele escreveu que a rescisão do negócio aumenta a probabilidade de que a Odebrecht ajude a pedir recuperação judicial, já que a venda da participação da Braskem teria permitido a Odebrecht transferir parte dos recursos da venda para suas subsidiárias.

Entre os bancos potencialmente afetados estão as maiores instituições financeiras do país, destacou o analista, citando Banco do Brasil (SA:BBAS3), Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bradesco (SA:BBDC4), Itaú Unibanco (SA:ITUB4) e Santander Brasil (SA:SANB11).

De acordo com a análise da Moody’s, o processo de falência pode interromper ou desacelerar a geração de receita e, portanto, prejudicar a capacidade da Odebrecht de pagar seus empréstimos em aberto. “Os bancos podem criar provisões adicionais e reportar um aumento nos ativos inadimplentes.”

Aumenta a chance de calote

A situação afeta diretamente os bônus da construtora OEC. Atualmente, os investidores estrangeiros pagam pelo título apenas 8% do valor bruto da emissão, o que representa uma expectativa de calote de 92% sobre os US$ 2,9 bilhões emitidos por diversos anos, o menor valor já registrado historicamente.

Pouco antes do fracasso do negócio da petroquímica ser anunciado, os bônus eram comprados por investidores pro 12% do valor original, sendo que o patamar era de 15% antes do pedido de recuperação judicial da Atvos, o braço sucroenergético do grupo.

Outro ponto que reforça a tese de calote, destaca a coluna, é o fato dos papéis não pagarem mais os juros semestrais desde outubro de 2019, com a OEC entrando em negociação com donos dos títulos desde então.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações