Braskem prevê investimento menor em 2023

Reuters

Publicado 23.03.2023 10:08

Atualizado 23.03.2023 11:50

SÃO PAULO (Reuters) -A Braskem (BVMF:BRKM5) vai investir 15% menos em 2023 em relação ao montante de 1 bilhão de dólares aplicado em 2022, afirmou o diretor financeiro da empresa, Pedro Teixeira de Freitas, em conferência com jornalistas nesta quinta-feira.

"Diante do ciclo de baixa da petroquímica em 2023, o foco é em disciplina de custos, preservação financeira e priorização seletiva de investimentos", disse o executivo.

Freitas afirmou ainda que a Braskem pretende monetizar uma série de "ativos ilíquidos" este ano, como créditos tributários, o que deve gerar um impacto positivo na geração de caixa de 100 milhões a 200 milhões de dólares.

A companhia publicou na madrugada desta quinta-feira prejuízo líquido de 1,71 bilhão de reais para o quarto trimestre do ano passado, ante 530 milhões no ano anterior, em um resultado marcado por demanda e margens menores.

Freitas comentou que após o fim em dezembro das severas medidas de isolamento social na China devido à Covid, o mercado petroquímico "vem reagindo" e afirmou que o 2023 será um ano de recuperação na demanda, mas de maneira "constante e não acelerada".

As ações da maior petroquímica da América Latina exibiam queda de 2,2% às 11h36, enquanto o Ibovespa mostrava desvalorização de 0,6%.

A Braskem terminou o quarto trimestre com participações no mercado brasileiro abaixo de níveis históricos. Em polietileno, a fatia da empresa no mercado nacional foi de 54% e em polipripileno foi de cerca de 50%, ante mais de 60% e cerca de 80%, respectivamente, em termos históricos, disse Freitas.

O executivo afirmou que a Braskem tem por objetivo recuperar sua participação no mercado nacional perdida para material importado e que está mantendo em abril preços de março em seus produtos.

A Braskem tem programadas para este ano uma série de paradas para manutenção em suas instalações no Brasil, e Freitas destacou entre elas investimento de 100 milhões de dólares a ser aplicado na Bahia no segundo semestre.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição de Pedro Fonseca)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações