Lucro da BRF no 1º tri supera expectativa de analistas

Reuters

Publicado 07.05.2024 19:51

Atualizado 07.05.2024 21:31

(Reuters) - A processadora de alimentos BRF (BVMF:BRFS3) divulgou resultados acima das expectativas de analistas para o primeiro trimestre, impulsionados pelo forte desempenho internacional e doméstico, segundo balanço divulgado nesta terça-feira.

A empresa registrou lucro líquido de 594 milhões de reais no período, superior à estimativa média de analistas, de lucro de 449,79 milhões de reais.

A margem operacional consolidada ficou em 15,8%, o que a administração considera forte para um trimestre que é sazonalmente mais fraco em comparação com os últimos três meses do ano, quando o Natal e os feriados tendem a impulsionar as vendas de alimentos.

A BRF disse que eficiência operacional, disciplina financeira e o que chamou de "estrutura de capital otimizada" impulsionaram os resultados, ao mesmo tempo em que ajudaram a reduzir os níveis de dívida.

A relação dívida líquida/Ebitda da empresa caiu para 1,45 vez nos três meses encerrados em março, o menor em oito anos, segundo a BRF.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da BRF atingiu 2,1 bilhões de reais no período, contra projeção de analistas de 1,748 bilhão de reais.

"Seguimos empenhados em reduzir o endividamento, criando condições para que a companhia melhore seu perfil de negócios e gere valor aos acionistas", disse o vice-presidente de Finanças e RI da BRF, Fábio Mariano, em comunicado à imprensa.

"O resultado desse trimestre nos indica que estamos no caminho adequado."

Nas operações internacionais da BRF, a empresa disse que avançou em sua estratégia de diversificação de mercado, conquistando 25 novas licenças de exportação, o que permitiu à processadora direcionar melhor os destinos das vendas.

A margem Ebitda para o segmento ficou em 16,9%, impulsionada pelas vendas na Turquia e nos países do Golfo, onde a empresa se beneficiou do efeito sazonal das celebrações do Ramadã e da recuperação nos preços de exportação.

No mercado doméstico, a BRF disse que seu portfólio regular de carnes teve expansão de margem em base anual e trimestral, excluindo o efeito sazonal dos produtos vendidos durante os feriados.

Outro fator que contribuiu para melhores margens no Brasil foi uma queda anual de 12,1% no custo dos produtos vendidos, impulsionada pelo menor preço dos grãos, um importante ingrediante para ração animal.

(Reportagem de Ana Mano)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações