brMalls vai avaliar nova proposta da Aliansce para combinação, ações disparam

Reuters

Publicado 19.04.2022 13:40

Atualizado 19.04.2022 16:00

Por Tatiana Bautzer e Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) - A brMalls (SA:BRML3) vai discutir a nova proposta melhorada de combinação de negócios apresentada pela rival Aliansce (SA:ALSO3) Sonae, que avalia a nova empresa de shopping centers a ser formada com a união em cerca de 12 bilhões de reais.

Após ter duas ofertas anteriores rejeitadas, a Aliansce tornou pública mais cedo uma terceira proposta de combinação com a brMalls, que classificou a oferta como tendo uma "relação de troca mais favorável aos acionistas de brMalls".

Se bem sucedida, a proposta deve levar à criação de uma das maiores empresas de shopping centers do país, com cerca de 70 empreendimentos, espalhados pelo país.

A negociação também ocorre em um momento em que as empresas shopping tentam se reinventar com soluções voltadas a comércio eletrônico e oferta de serviços enquanto enfrentam forte concorrência de marketplaces digitais que alavancaram crescimento com as medidas de isolamento social.

Às 13h25, as ações da brMalls disparavam 7,3%, enquanto os papéis da Aliansce tinham ganho de 0,8%. No mesmo horário, o Ibovespa mostrava queda de cerca de 1%.

A nova oferta da Aliansce envolve pagamento em dinheiro de 1,25 bilhão de reais e controle da nova empresa combinada pelos acionistas da brMalls, que terão uma participação de 55,2%, afirmaram as empresas. Na proposta anterior a participação dos acionistas da brMalls na nova empresa seria de 51%.

Além da parcela em dinheiro, a Aliansce vai entregar aos acionistas da brMalls 326,34 milhões de ações, equivalente a 6,6 bilhões de reais segundo a cotação de fechamento da véspera.

A nova oferta prevê que os acionistas da brMalls receberão 0,3940 ação da Aliansce para cada ação da brMalls que possuírem.

A brMalls afirmou que a nova oferta representa um aumento de aproximadamente 18% frente à relação de troca da primeira proposta da Aliansce, enviada em janeiro deste ano.

Os analistas do Citigroup (NYSE:C) André Mazini e Renata Cabral disseram em nota a clientes que a nova oferta representa um prêmio de 13% sobre o preço de fechamento das ações da brMalls na segunda-feira, acima do prêmio de 3,3% representado pela oferta anterior.