BTG Pactual é alvo de nova fase da Operação Lava Jato da Polícia Federal

Investing.com

Publicado 23.08.2019 08:44

Atualizado 23.08.2019 09:18

Investing.com - A Polícia Federal deflagrou a 64ª fase da Operação Lava Jato na manhã desta sexta-feira, realizando buscas na sede do Banco BTG Pactual (SA:BPAC11). São 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no RIo de Janeiro de acordo com a Polícia Federal. O portal G1 informa que a casa de André Esteves, sócio do banco, também é alvo da operação. O jornalista Lauro Jardim, colunista de O Globo, diz que a PF também está na casa de Maria da Graça Foster, ex-presidente da Petrobras (SA:PETR4) no governo Dilma Rousseff. O BTG Pactual ainda não se pronunciou sobre a operação. As medidas cautelares foram autorizadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

A Polícia Federal diz que esta fase é baseada no acordo de delação premiada de Antonio Palocci, do ex-ministro dos governos Lula e Dilma. O objetivo é identificar os beneficiários da planilha "Programa Especial Italiano", como eram chamadas pelo setor de propinas da construtora Odebrecht as entregas de valores ilícitos a autoridades. A delação de Palocci já foi homologada pelo ministro do STF Edson Fachin, que fatiou as informações e as enviou para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba para facilitar medidas investigativas.

Esta fase da Lava Jato investiga outros casos suspeitos de corrupção envolvendo o BTG Pactual (SA:BPAC11). A Polícia Federal apura indícios de corrupção na exploração do pré-sal e no projeto de desinvestimentos de ativos no continente africano. Neste caso, as investigações se estendem a Petrobras (SA:PETR4) e Banco do Brasil (SA:BBAS3). Se confirmada, esta conduta ilegal pode ter causado um prejuízo de aproximadamente R$ 6 bilhões aos cofres públicos em valores atualizados.

A operação foi batizada de "Pentiti", que significa "arrependidos" em italiano. O termo é usado na Itália para se referir a integrantes de organizações criminosas que se arrependeram de seus crimes e colaboram com as autoridades nas investigações após a prisão.

*Com G1, O Globo e Valor Econômico

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações