BTG vê Vale melhor posicionada no setor para enfrentar cenáriono curto prazo

Investing.com

Publicado 17.03.2020 10:39

Atualizado 17.03.2020 11:25

Por Gabriel Codas

Investing.com - Em meio a um cenário de turbulência que afeta os mercados de todo o mundo, o BTG Pactual espera que as empresas reduzam os investimentos para liberar de forma significativa o capital de giro. Nesse contexto de curto prazo, a aposta é a Vale (SA:VALE3), que estaria mais preparada para a turbulência, com a alavancagem baixa, a China parece estar se recuperando e os fundamentos do minério de ferro permanecendo fortes (embora seja provável uma correção).

Nesta terça-feira, as ações da mineradora operavam com forte alta de 3,38% a R$ 40,35, por volta das 10h40.

O banco destaca que à medida que o mercado em baixa se desenvolve rapidamente, os analistas têm respondido a uma série de perguntas de investidores sobre os riscos patrimoniais do setor.

Na visão deles, o “risco de alavancagem” geral para o grupo é baixo. A equipe aponta que aplaudiu várias empresas que apresentaram desalavancagem significativa nos últimos anos e apontam a Vale e a Gerdau (SA:GGBR4) como exemplos de sucesso.

Eles acreditam que um cenário de injeções de ações é altamente improvável, pois a grande maioria das empresas ainda está gerando FCF e há muitas opções antes de aproveitar essa medida de último recurso.

Desta forma, o BTG (SA:BPAC11) considera como pouco alavancadas (com base na dívida líquida em relação a múltiplos EBITDA), com EBITDA abaixo de 2x, estão Vale, Gerdau (SA:GGBR4), Usiminas (SA:USIM5), SCC, GMexico, Ternium e Duratex (SA:DTEX3).

Na outra ponta, os analistas colocam com maior alavancagem Suzano (SA:SUZB3), Klabin (SA:KLBN11) e CSN (SA:CSNA3). Eles acreditam que vale a pena elaborar um pouco sobre os nomes mais altos, pois os riscos parecem estar um pouco contidos.

Na Suzano, embora o negócio de carga de dívida pós-Fibria seja inegavelmente muito alto (acima de R $ 55 bilhões em dívida líquida no câmbio atual), a equipe enfatiza que a empresa está gerando FCF positivo, não possui covenants de dívida e possui uma dívida com perfil muito favorável. No entanto, o nível de endividamento é alto e ultrapassará 5x, o que não é uma métrica de grau de investimento.

Na Klabin, a alavancagem está aumentando e pode se aproximar de 5x, assim como o projeto Puma 2 está em andamento. Vale a pena notar que, se as coisas piorarem materialmente, a empresa poderia, em teoria, desacelerar seus investimentos para proteger seu balanço.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações