Buffett não deve aumentar posição em Apple sem uma forte correção, dizem analistas

Investing.com  |  Autor Senad Karaahmetovic

Publicado 22.03.2023 09:00

Atualizado 22.03.2023 11:33

Por Senad Karaahmetovic

Analistas do Bernstein teceram comentários sobre os investimentos da Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa) (NYSE:BRKb) no setor de hardware de TI nos últimos dez anos.

O conglomerado de Warren Buffett tinha ações da IBM (NYSE:IBM) na carteira, além de uma grande participação em Apple (NASDAQ:AAPL) e uma posição em HP (NYSE:HPQ).

O investimento em Apple foi um “home run”, de acordo com os analistas, ao passo que a participação em IBM acabou prejudicando bastante o desempenho da Berkshire.

“IBM, AAPL e HPQ se encaixam perfeitamente nos principais princípios de investimento de Buffett: as empresas têm posições/participações de liderança no mercado, são marcas reconhecidas, têm forte retorno de capital/uso disciplinado de capital e valuations razoáveis”, escreveram em nota.

Embora alguns investidores tenham questionado a decisão de Buffett de investir na HPQ, os analistas argumentam que o guru pode ter considerado o potencial da empresa de ampliar suas franquias de produtos, como a Apple.

“Nossa preocupação é com o risco de mudança tecnológica (redução da importância das páginas impressas), o que poderia deteriorar os resultados da companhia, tal como ocorreu com a IBM. Também acreditamos que as barreiras de mudança nos principais negócios da HP são muito limitadas, ao contrário da Apple e do iOS”, acrescentaram os analistas.

Em relação à Apple (39% do portfólio da Berkshire), os analistas acreditam que é pouco provável que o lendário investidor aumente sua posição, “a menos que haja uma correção significativa”.

“Buffett tem mantido uma disciplina muito grande nas aquisições de Apple, comprando a 25x os resultados (as ações estão em 28x hoje)... O retorno total de capital é de aproximadamente 4% atualmente (em boa parte por causa do seu valuation), abaixo do nível em que estava quando adquiriu a maior parte da sua participação. Concordamos em grande parte com Buffett: embora a Apple seja uma grande empresa, seu valuation parece menos atraente em termos absolutos e em relação a outras empresas de tecnologia de capitalização maior”, concluíram.

As ações da Apple acumulam uma alta de 22,6% no ano.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações