BYD pede união a montadoras chinesas: “Vamos acabar com lendas antigas”

Investing.com  |  Autor Michael Elkins

Publicado 14.08.2023 10:18

Investing,com - A BYD (OTC:BYDDF), maior montadora de automóveis da China, gerou grande repercussão na internet do país, ao convocar a indústria local a se unir e “acabar com lendas antigas”.

Em um evento recente que celebrou um marco de produção, a BYD mudou o foco para um objetivo mais amplo: ressaltar o crescimento da China como uma força na produção mundial de automóveis.

“Eu acho que chegou o momento das marcas chinesas”, afirmou o fundador Wang Chuanfu. “É um desejo emocional dos 1,4 bilhão de chineses verem uma marca chinesa se tornar global.”

As montadoras da China enfrentam uma intensa disputa de preços iniciada pela Tesla (NASDAQ:TSLA) em janeiro, e a situação não mostra sinais de melhora. Elas também competem nos mesmos mercados globais, lidando com a resistência dos consumidores e eventuais barreiras regulatórias.

No evento da última quarta-feira, a BYD exibiu um vídeo em homenagem à criação de doze concorrentes, desde o grupo estatal afiliado FAW Group em 1956 até startups mais novas de veículos elétricos comerciais, como Xpeng (NYSE:XPEV), Nio (NYSE:NIO) e Li Auto Inc (NASDAQ:LI) na última década.

O vídeo apresenta cenas históricas, panoramas amplos e veículos sendo preparados para exportação. “Nossas histórias são diferentes entre si, mas compartilham a mesma direção”, diz o narrador. “Não há diferença entre ‘você’ e ‘eu’.”

O vídeo termina com um convite às montadoras chinesas para “acabar com as lendas antigas e alcançar novos patamares de classe mundial”, sob o lema “Autos Chineses”.

O vídeo viralizou nas redes sociais chinesas, com vários concorrentes postando notas de elogio.

“Estou orgulhoso pela indústria automobilística da China!”, afirmou William Li, CEO da Nio. “Parabenizo a BYD!”, celebrou Li Xiang, CEO da Li Auto. “Vamos aplaudir cada participante na nova era de energia!”

As fabricantes de automóveis alertaram que essa mensagem pode aumentar as vulnerabilidades regulatórias das marcas chinesas no exterior, especialmente na Europa, onde as exportações chinesas de veículos elétricos estão sujeitas a possíveis investigações de antidumping.

Um alto funcionário da Great Wall Motor da China respondeu sugerindo que as montadoras chinesas deveriam aceitar a “realidade da competição”.

“Em um momento tão crucial, como as montadoras da China podem estar juntas?” indagou Wang Yuanli, CTO da Great Wall Motors na sexta-feira. “As empresas automotivas da China não deveriam apenas falar em união, mas também enfrentar abertamente seus desafios e a concorrência”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As ações de XPEV, NIO e LI fecharam o pregão da última sexta-feira em Nova York com forte queda.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações