C6, BTG Pactual/Banco Pan e Inter lideram ranking de reclamações do BC

Estadão Conteúdo

Publicado 21.10.2021 13:31

Atualizado 21.10.2021 16:40

C6, BTG Pactual/Banco Pan e Inter lideram ranking de reclamações do BC

O C6 Bank terminou o terceiro trimestre na liderança do ranking de reclamações contra as dez maiores instituições financeiras do Brasil, informou nesta quinta-feira, 21, o Banco Central. O C6 teve índice de reclamações de 149,45, com 1.651 registros procedentes. Em segundo lugar ficou o BTG Pactual (SA:BPAC11)/Banco Pan (SA:BPAN4), com índice de 65,83 e 1.004 reclamações procedentes, e, em terceiro, o Inter (55,99 e 746 reclamações procedentes).

O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.

Na lista com as dez maiores instituições, o Bradesco (SA:BBDC4) aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 36,03). Na sequência estão Santander (SA:SANB11) (29,19), Caixa Econômica Federal (22,36), Banco do Brasil (SA:BBAS3) (16,79), Itaú (SA:ITUB4) (15,05), Votorantim (13,90) e Nubank (0,13), com apenas três reclamações.

h2 Instituições menores/h2

No ranking dos bancos e financeiras menores, a liderança de reclamações é do Parati Crédito (índice de 14.015,05). Em seguida aparecem Master (2.055,01), Facta Financeira (458,43), Banco Digimais (258,94) e Banco Daycoval (SA:DAYC4) (255,32). A lista completa tem 24 instituições.

Entre as reclamações mais frequentes estão "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito" (2.175), "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações dos serviços relacionados a operações de crédito" (2.153), e "oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada" (2.095).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações