Cade aprova, com ressalvas, joint venture entre Viação Águia Branca e Grupo JCA

Estadão Conteúdo

Publicado 11.10.2023 11:51

Atualizado 11.10.2023 15:10

Cade aprova, com ressalvas, joint venture entre Viação Águia Branca e Grupo JCA

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira, 11, com remédios, a formação da joint venture BusCo, firmada entre Viação Águia Branca (VAB) e JCA Holding Transportes, Logística e Mobilidade. As empresas atuam principalmente no mercado de transporte coletivo regular de passageiros, em âmbito nacional. Com a joint venture, as companhias querem criar uma plataforma online para venda de passagens.

O caso foi para julgamento do Cade após a Superintendência-Geral (SG) do órgão analisar tanto a sobreposição horizontal identificada nas linhas operadas pela VAB e JCA no mercado de transporte rodoviário regular de passageiros, quanto a integração vertical entre esse segmento e o das atividades da joint venture no mercado nacional de plataformas digitais.

Nessa análise, a SG identificou riscos concorrenciais decorrentes da elevada participação de mercado de ambas as empresas no setor, o que poderia resultar em eliminação da concorrência potencial. Outra preocupação foi com a possibilidade de parcerias da BusCo com outras viações facilitar a coordenação de ações.

Já em relação ao mercado de plataformas de venda de passagens, a área técnica do Cade apontou para um risco de "exercício unilateral ou coordenado de poder de mercado", relacionado a potenciais barreiras à entrada e baixa rivalidade nas modalidades interestadual e intermunicipal.

Para aprovar o negócio, portanto, o Cade formulou junto às empresas um Acordo em Controle de Concentração (ACC), relatado pelo conselheiro Luiz Hoffmann. Segundo ele, entre os remédios comportamentais estão a proibição da operação da BusCo nas rotas atuais e futuras onde existe sobreposição horizontal com as requerentes durante o prazo de vigência da nova companhia, que poderá durar oito anos. Eventual prorrogação será condicionada a nova avaliação pelo Cade.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações