Cade atende TRF-1 e suspende processo sobre 'Clube das 16', caso decorrente da Lava Jato

Estadão Conteúdo

Publicado 07.06.2023 16:44

Cade atende TRF-1 e suspende processo sobre 'Clube das 16', caso decorrente da Lava Jato

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) cumpriu nesta quarta-feira, 7, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e suspendeu o andamento do processo que apura a existência de um cartel no mercado de serviços de engenharia, construção e montagem industrial em licitações da Petrobras (BVMF:PETR4). O caso surgiu a partir de condutas relevadas na Operação Lava Jato.

Como proposto pelo relator do processo, conselheiro Gustavo Augusto Freitas de Lima, o Cade também suspendeu os prazos prescricionais da ação.

"Estamos cumprindo decisão judicial do TRF-1. O julgamento está suspenso não por iniciativa desse conselho", apontou o conselheiro, que propôs ainda que a Procuradoria-Federal junto ao Cade dê tratamento prioritário ao caso, assim como o Ministério Público Federal (MPF), para sensibilizar o Judiciário sobre a importância de o assunto ser julgado pela autarquia. "O que não se pode é o caso ficar paralisado", disse o conselheiro.

"Homologado o presente despacho decisório, comunique-se à Procuradoria-Geral Federal, à Procuradoria Federal Especializada junto ao Cade, ao Ministério Público Federal junto ao Cade e à Superintendência-Geral do Cade, para conhecimento e medidas de suas respectivas alçadas", escreveu Gustavo Augusto.

De acordo com o Cade, o processo foi iniciado em dezembro de 2015, com provas reunidas a partir da celebração de um Acordo de Leniência e seis Termos de Compromisso de Cessação (TCCs), envolvendo ao todo seis empresas e 27 pessoas.

A apuração concluiu que, entre 1999 e 2014, um cartel reuniu os principais estabelecimentos que atuavam no mercado de serviços de engenharia, construção e montagem industrial, por meio de acordos de divisão de mercado em licitações da Petrobras para obras em refinarias, terminais e unidades de fertilizantes.

Como chegou a reunir 16 empresas, o grupo ficou conhecido como "Clube das 16". "A instrução apurou que a infração envolveu pelo menos 46 processos de contratação da Petrobras, prejudicando a concorrência nesse mercado", diz uma nota do Cade.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações