Caixa Cartões quer acertar 4 parcerias antes de IPO

Reuters

Publicado 23.01.2020 14:25

Caixa Cartões quer acertar 4 parcerias antes de IPO

Por Aluíso Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Caixa Cartões, braço de meios de pagamentos da Caixa Econômica Federal, pretende chegar a acordos e joint ventures em quatro linhas de negócios antes de se listar na B3 com uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), disse o recém-nomeado presidente da companhia, Júlio Cesar Volpp.

Além das concorrências já conhecidas nas áreas de adquirência e de emissão de cartões de crédito e de débito, a Caixa Cartões também abrirá consultas de interessados em parcerias para cartões pré-pagos e para programas de fidelidade, afirmou Volpp.

"Ainda há muito espaço não preenchido no mercado de pagamentos", disse o executivo à Reuters, na primeira entrevista desde que assumiu no início desta semana o comando da Caixa Cartões, deixando a vice-presidência de varejo da Caixa Econômica.

A criação de uma subsidiária operacional em cartões foi o caminho encontrado pelo banco estatal para se equiparar aos demais grandes bancos de varejo do país, que têm operações próprias nessas áreas.

Em adquirência, por exemplo, a Caixa captura transações de cartões por meio de acordos operacionais com Cielo (SA:CIEL3), de Bradesco (SA:BBDC4) e Banco do Brasil (SA:BBAS3), e Rede, do Itaú Unibanco. O braço do Santander Brasil (SA:SANB11) no setor é a GetNet.

De acordo com Volpp, apesar da multiplicação de adquirentes e subadquirentes no país nos últimos anos --atualmente há mais de 100, segundo dados do Banco Central-- a Caixa pode aproveitar vastas regiões do país ainda pouco exploradas pela indústria, inclusive em municípios nos quais a Caixa é o único banco presente.

"A captura de pagamentos ainda não é plena no país", disse. "Também vemos oportunidades para explorar mercados ocupados por concorrentes."