Caixa lança chamada pública para PPPs em iluminação pública

Estadão Conteúdo

Publicado 29.09.2022 08:24

Atualizado 29.09.2022 11:40

Caixa lança chamada pública para PPPs em iluminação pública

A Caixa Econômica Federal (CEF) lança nesta quinta-feira, 29, uma chamada pública de projetos para parcerias público-privadas (PPPs) em iluminação pública. Podem participar cidades com mais de 80 mil habitantes e consórcios intermunicipais, que podem fazer propostas de dois a 30 municípios, caso a população somada supere 100 mil habitantes.

Segundo a Caixa, terão prioridade projetos de aglomerações urbanas interligadas, com maior população beneficiada, maior consumo de energia por ponto de luz e as maiores taxas de mortes violentas. A estruturação dos projetos não terá custo para as cidades, sendo custeada pelo Fundo de Apoio à Estruturação e ao desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP).

O banco público fará o desenvolvimento dos projetos e a assessoria aos entes durante a estruturação das PPPs, da fase inicial à realização do leilão. Atualmente, a Caixa tem 26 projetos do tipo em andamento. O cadastro das propostas vai até 11 de novembro, e o resultado do edital sairá até 23 de dezembro.

A carteira da Caixa conta com 54 projetos, entre concessões e PPPs, com investimentos da ordem de R$ 19 bilhões. Destes projetos, 12 foram levados a leilão, sendo nove em iluminação pública, com investimentos acima de R$ 1,1 bilhão.

Na semana passada, a CEF firmou uma parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) para a estruturação de projetos do tipo. Um dos pontos do acordo é a capacitação de agentes públicos tanto em PPPs quanto em concessões.

O primeiro curso, estruturado pela Caixa, também foi lançado nesta quinta, e é voltado a servidores municipais e estaduais de todo o País. Com quatro módulos e 30 horas de duração, a capacitação utiliza casos do Brasil e de outros países para explicar como são feitas as diferentes etapas dos projetos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações