Camargo Côrrea SA aceita vender sua fatia na CFPL Energia para State Grid por R$5,85 bi

Reuters

Publicado 02.07.2016 10:24

Camargo Côrrea SA aceita vender sua fatia na CFPL Energia para State Grid por R$5,85 bi

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A Camargo Côrrea SA aceitou vender sua fatia de 23 por cento no bloco de controle da CPFL Energia (SA:CPFE3) para a gigante estatal chinesa State Grid Corp, em um negócio avaliado em 5,85 bilhões de reais, anunciou a CPFL em fato relevante na sexta-feira.

As companhias celebraram um acordo vinculante relativo à aquisição de 234.086.204 ações da CPFL Energia detidas pela ESC Energia, subsidiária da Camargo Corrêa SA.

O preço por ação é de 25 reais. O valor oferecido pela State Grid representa um prêmio de 21,6 por cento sobre o preço de fechamento da ação da CPFL na sexta-feira, de 20,56 reais.

O valor atribuído às ações da CPFL Energias (SA:CPRE3) Renováveis é de 12,20 reais por papel, disse a CPFL em comunicado enviado ao mercado.

A celebração do acordo ainda depende de conclusão de due diligence a ser conduzida pela State Grid na CPFL Energia e suas subsidiárias. Também é necessário aceno positivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Caso seja concretizado, a State Grid passará ao bloco de controle da CPFL Energia, ao lado da Previ, que tem 29,4 por cento, além de Fundação Cesp (SA:CESP5), Petros, Sistel e Sabesprev que juntos possuem 15,1 por cento da companhia, segundo informações no site da CPFL.

A Camargo Corrêa SA é dona da construtora Camargo Corrêa, uma das empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato, que investiga um esquema bilionário de corrupção envolvendo, principalmente, a Petrobras (SA:PETR4), empreiteiras, partidos e políticos.

A investigação tem impactado as operações da empresa, levantando questões sobre sua capacidade de pagar dívidas. A Camargo tem tentado vender ativos para melhorar sua situação de caixa.

A State Grid afirmou que planeja se expandir no Brasil para além dos ativos de transmissão que já administra. A CPFL tem um amplo portfólio em geração de energia, além de sua rede de distribuição de energia que abrange quatro Estados brasileiros.

O anúncio do negócio foi feito no mesmo dia em que a chinesa Three Gorges assumiu a operação das hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, em São Paulo, após pagar 4,8 bilhões de reais ao Tesouro Nacional.

(Por Juliana Schincariol e Marcelo Teixeira)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações