Campos Neto: países que não fizeram muito contra covid tiveram queda maior no PIB

Estadão Conteúdo

Publicado 24.11.2020 17:40

Atualizado 24.11.2020 21:10

Campos Neto: países que não fizeram muito contra covid tiveram queda maior no PIB

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira, 24, que os países que fizeram muito pouco contra a covid-19 experimentaram uma redução maior de seus respectivos Produto Interno Bruto (PIB). Ele disse que o Brasil, entre os países de economia emergente foi o que menor queda sofreu no seu PMI. "O FMI diz que o PMI do Brasil foi o que menos caiu e o que mais rápido se recuperou", disse o banqueiro central, que participou hoje do "Melhores da Bolsa 2020", evento online organizado pela Infomoney que premia os melhores do mercado de ações em 2020.

Por outro lado, de acordo com Campos Neto, o Brasil termina com sua situação fiscal mais frágil, apesar de ter evitado redução do crescimento. Contudo, disse ele, todos os países elevaram gastos para combater os efeitos da pandemia. Os que fizeram mais caíram menos e os que fizeram menos caíram mais.

O presidente do Banco Central disse que o Brasil ainda tem campo de absorção de programas criados pelo governo para combater a pandemia. Neste sentido, de acordo com ele, um exemplo é o canal do crédito que continua tendo grande espaço para crescimento.

Além disso, disse o banqueiro central, "temos um nível de crescimento satisfatório e robusto".

Sobre a inflação, Campos Neto disse que a dividiu em três dimensões e disse que a dimensão do câmbio tem afetado muito a média de preços ao consumidor. Voltou a reafirmar que a autoridade monetária dispõe do instrumento do forward guidance, muito ligado à parte fiscal. "Batemos bastante na tecla do fiscal e achamos importante continuar com essa mensagem", disse o presidente do BC.

Campos Neto afirmou que o Brasil tem vencimentos bastante grandes da dívida, sobretudo da sua parte prefixada. Mas ressaltou que equilíbrio fiscal é muito relevante para a condução da política monetária.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações