Casa Branca suaviza regras para veículos elétricos em vitória às montadoras dos EUA

Reuters

Publicado 19.03.2024 16:19

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - O governo Biden concedeu uma grande vitória às montadoras de Detroit nesta terça-feira ao flexibilizar regras que, inicialmente, teriam obrigado as empresas a reduzir a produção de veículos que consomem muita gasolina ou enfrentar multas bilionárias.

A decisão do Departamento de Energia, divulgada em primeira mão pela Reuters na segunda-feira, desacelera significativamente a eliminação gradual das regras existentes que concedem às montadoras créditos extras de economia de combustível aos veículos elétricos atualmente vendidos.

O impacto real dessas regulamentações complexas tem sido ajudar as montadoras dos Estados Unidos a atender aos padrões governamentais de eficiência de combustível em toda a frota enquanto continuam vendendo suas picapes e seus SUVs movidos a gasolina altamente lucrativos.

A regra faz parte de um conjunto maior de regulamentações do governo Biden que estão sendo lançadas a partir desta semana, após intensas discussões com montadoras que disseram não conseguir atender às propostas iniciais, bem mais agressivas.

Essas propostas estabeleciam padrões de emissão muito mais rigorosos, com o objetivo de aumentar a participação de mercado dos elétricos para 67% de todos os automóveis novos vendidos até 2032, contra menos de 8% no ano passado.