Cautela externa e com PEC impede alta do Ibovespa apesar de nova alta do minério

Estadão Conteúdo

Publicado 24.11.2021 08:15

Atualizado 24.11.2021 11:40

Cautela externa e com PEC impede alta do Ibovespa apesar de nova alta do minério

De olho na leitura do relatório da PEC dos Precatórios esta manhã e em meio à cautela externa, o Ibovespa abriu o pregão em queda, depois de subir 1,50% na véspera, aos 103.653,82 pontos. O líder do governo e relator da proposta no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), protocolou o texto há pouco na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa. O projeto não trouxe mudanças além das apresentadas ontem. No entanto, o líder do MDB, Eduardo Braga, afirmou que o partido pedirá vista para votar PEC dos Precatórios só na terça, o que tende a atrasar o processo.

Após afirmação e a divulgação de dados da economia americana, o Ibovespa acentuou a queda, renovando mínimas, depois de diminuir o ritmo mais cedo e de ter iniciado o pregão na faixa dos 103 mil pontos. A piora coincide com a divulgação de indicadores da economia americana, o que provocou aceleração dos juros dos títulos dos Estados Unidos e acentuou o recuo dos índices futuros de Nova York.

O PIB dos EUA subiu 2,1% no terceiro trimestre ante o anterior (segunda leitura), na comparação com previsão de 2,2%. Já o índice de inflação mais acompanhado pelo Fed, o PCE, avançou a 5,3% no terceiro trimestre ante o anterior. Os pedidos de auxílio-desemprego, por sua vez, caíram 71 mil na semana nos EUA, a 199 mil, ante previsão de 260 mil.

"Dados mostram que a economia americana, de fato, está crescendo, voltando a retomar", afirma o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, no sentindo de que os juros poderão subir mais cedo nos EUA. "E o MDB pedindo vista para votar PEC dos Precatórios só na terça também estressou", completa. Às 10h46, o Ibovespa cedia 0,95%, aos 102.673,52 pontos, na mínima.

Além disso, o feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos impõe cautela e, na Europa, as bolsas também caem, diante do avanço da pandemia de coronavírus no continente e ainda em meio a novo dado indicando desaceleração da atividade na Alemanha.

Nem mesmo a nova valorização do minério de ferro na China e o novo Plano Estratégico da Petrobras (SA:PETR4) impedem a queda do Ibovespa, apesar de as ações da Vale (SA:VALE3) ainda subirem, porém desacalerando em relação a mais cedo. Às 10h54, subiam apenas 0,36%, enquanto as outras ligadas ao setor passavam a ceder. Petrobrás caía perto de 1%.

Ainda que o texto da PEC protocolado hoje na CCJ do Senado não tenha apresentado alterações, isso ainda pode acontecer, dado que a votação na Casa está prevista para acontecer no próximo dia 30. "Nada está garantido. O texto pode voltar a sofrer alterações até o dia da votação. Aí, as coisas podem mudar de rumo. O mercado quer mais segurança", afirma Laatus.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No Brasil, a melhora observada no fechamento de ontem será desafiada pelo mau humor externo, enquanto os agentes digerem o texto alterado da PEC e a leitura do texto da PEC, avalia o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria, em nota. "Diante de manobras que elevam os riscos fiscais, apenas a redução de incertezas com o avanço da proposta justifica o alívio observado na véspera", completa Campos Neto.

"Pode ser que o índice fique levemente positivo. Porém, teremos muitos dados econômicos que serão divulgados ao longo do dia no Brasil e no exterior", alerta Nicolas Merola, analista CNPI de ações e fundos da Inversa. "Vamos esperar a abertura de Nova York. Este espaço entre a abertura do Ibovespa e de NY ficou maior por conta do fim do horário de verão nos EUA. Pode fazer com que toda a percepção mude."

Às 10h56, o Ibovespa caía 1,10%, aos 102.506,59 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações