Cenário externo instável e fiscal interno limitam alta do Ibovespa

Estadão Conteúdo

Publicado 27.06.2022 07:52

Atualizado 27.06.2022 11:10

Cenário externo instável e fiscal interno limitam alta do Ibovespa

O Ibovespa tem dificuldade em defender o nível dos 100 mil pontos retomado mais cedo, principalmente na esteira de ações ligadas a commodities. A abertura em alta moderada das bolsas americanas, seguida de queda, limita o índice Bovespa de avançar mais, após dados fortes de atividade dos Estados Unidos.

As encomendas de bens duráveis dos EUA subiram 0,7% em maio ante abril, acima da expectativa de 0,2%. Em tese, reforça a estimativa de um Fed mais agressivo na condução dos juros, como defendeu a presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, ao considerar outra alta de 75 pontos-base nos juros básicos. Algumas bolsas europeias também passaram a cair.

A valorização do Ibovespa é amparada nas ações ligadas a commodities, apesar do recuo (moderado) do petróleo no exterior. O minério de ferro, por sua vez, subiu 4,17% no porto chinês de Qingdao, a US$ 120,25 a tonelada, em meio a notícias de reabertura de Xangai, após alivio da covid-19.

Nesse ambiente, o índice Bovespa pode reduzir um pouco a queda nesta última semana de junho, quando acumula perda mensal de 10,32%. Na sexta-feira, o indicador da B3 (SA:B3SA3) não conseguiu acompanhar com afinco a valorização em Nova York. O Ibovespa subiu apenas 0,60%, fechando aos .98.672,26 pontos, em meio a crescentes temores fiscais, o que continua no radar dos investidores.

Como avalia o economista Álvaro Bandeira, seria interessante o índice Bovespa ultrapassar o nível dos 100 mil pontos para mirar novamente a marca de 103 mil pontos. Assim, explica em nota, o mercado pode adquirir maior tração. No entanto, pondera, o "clima segue tenso com aumento do risco Brasil e o ambiente fiscal, que gera grande preocupação, e o mundo convive com percepção maior de estagflação", cita.

De acordo com o Itaú BBA, em meio ao cenário mais desafiador para as ações brasileiras, a projeção para o Ibovespa foi reduzida de 115 mil pontos para 110 mil pontos no fim de 2022.

A agenda de indicadores aqui e no exterior é um pouco menos volumosa, o que pode favorecer o cenário um pouco melhor. "Temos notados nos últimos dias e hoje um rali internacional. Ajuda o fato de a agenda ser leve. Todo mundo de olho na reabertura da economia chinesa, o que pode sustentar alta nas bolsas", descreve em comentário matinal o economista-chefe do BV, Roberto Padovani. No entanto, pondera o economista, no Brasil, há ainda muito ruído em torno do tema dos combustíveis.

Hoje, por exemplo, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, afirmou que o Estado está aplicando imediatamente a redução da alíquota de ICMS da gasolina de 25% para 18%, o que gerará perdas na arrecadação. O anúncio vem após o presidente Jair Bolsonaro sancionar, na sexta-feira, o teto na cobrança do imposto estadual sobre os combustíveis.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Fica ainda no radar a decisão do presidente Bolsonaro de suspender o reajuste para funcionários da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Penitenciário (Depen) porque outras categorias que não aceitaram o aumento para esses setores do funcionalismo "parariam o Brasil". Ainda deve ser monitorada nova pesquisa sobre intenção de votos nesta eleição.

A quinta rodada da pesquisa do Instituto FSB Pesquisa, encomendada pelo BTG Pactual (SA:BPAC11) e divulgada hoje, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua liderando a corrida presidencial com 43% das intenções de voto, oscilando um ponto porcentual para baixo com relação à mostra anterior de maio, onde pontuou 44%.

Às 10h44, o Ibovespa subia 1,20%, aos 99.852,10 pontos, após subir à máxima aos 100.133,16 pontos, com alta de 1,48%. Petrobras (SA:PETR4) subia em torno de 3%, bem como Vale (SA:VALE3).

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações