Cesp fecha indenização bilionária com União e ações disparam

Reuters

Publicado 08.12.2022 08:20

Atualizado 08.12.2022 12:55

SÃO PAULO (Reuters) - A Cesp (BVMF:CESP6) fechou um acordo judicial com a União para receber uma indenização bilionária pela reversão de bens não amortizados ou não depreciados da usina hidrelétrica Três Irmãos, fazendo as ações da controladora da geradora, a Auren Energia, dispararem nesta quinta-feira.

O valor da indenização, de cerca de 1,72 bilhão de reais, será atualizado pela taxa Selic e amortizado, a partir de outubro de 2023, de acordo com o Sistema de Amortização Constante (SAC), no prazo de sete anos.

O acordo, divulgado pelo governo e pela Auren, encerra uma disputa judicial de quase uma década, após a Cesp entrar na Justiça contra a União por não concordar à época com os valores de indenização estabelecidos em portaria.

As ações da Auren Energia chegaram a disparar quase 11% mais cedo nesta quinta-feira, e por volta de 12:35 eram negociadas a 14,62 reais, com elevação de 7,50%. Analistas do BTG Pactual (BVMF:BPAC11) avaliaram o anúncio como "muito positivo", representando uma relevante eliminação de risco para Auren e o fim de uma longa batalha legal. "Também vemos o risco de ter o acordo revertido pelo próximo governo como extremamente baixo...", acrescentaram, citando ser um acordo judicial com o governo federal feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) que será homologado por um tribunal federal e que foi inicialmente proposto pelo governo do PT em 2014.

"Vemos a empresa sendo negociada a uma atraente TIR real de 11,8%, ao mesmo tempo em que oferece a possibilidade de dividendos extraordinários e crescimento potencial com bons retornos", escreveram João Pimentel e equipe em relatório enviado a clientes.

A geradora de energia aceitou receber os valores estabelecidos pela União e deve renunciar a todos os demais pedidos judiciais contidos na ação.