Charge: IPO recorde de Ant Group, de Jack Ma, vê a ascensão de um novo gigante

Investing.com

Publicado 27.10.2020 10:47

Atualizado 29.10.2020 17:29

Por Geoffrey Smith

Investing.com - Ant Group (HK:6688) (SS:688688), o império de serviços financeiros construído pelo fundador do Alibaba (NYSE:BABA); (SA:BABA34), Jack Ma, registrou a maior oferta pública inicial de todos os tempos, levantando mais de US$ 34 bilhões na venda de novas ações nas bolsas de valores de Hong Kong e Xangai.

O negócio é um marco em muitos aspectos. Ele reflete como o centro de gravidade financeiro e econômico do mundo está mudando para o leste; como o valor na economia mundial está migrando para a tecnologia e para longe de fontes antigas de riqueza baseada em commodities (o detentor anterior do IPO recorde era a companhia petrolífera nacional da Arábia Saudita, Aramco (SE:2222)); como a China desenvolveu um sistema financeiro para rivalizar com sua economia em escala e modernidade (o Ant cresceu a partir do sistema de pagamentos que alimentava o mercado online de seu antigo controlador, o Alibaba); e como as empresas de serviços financeiros digitais modernas estão devorando seus concorrentes nos setores bancário e de gestão de ativos.

Mas, não menos importante, também representa a distância crescente entre os sistemas financeiros e esferas econômicas de influência dos EUA e da China. O Alibaba tornou-se famoso em Nova York, numa época em que a profundidade e a previsibilidade jurídica do mercado de capitais dos EUA o tornavam indispensável para qualquer um que tentasse vender um negócio de sucesso, e quando os EUA e a China ainda acreditavam que tinham mais a ganhar trabalhando juntos do que uns contra os outros.

Seis anos depois, a riqueza institucional e das famílias chinesas se expandiram a um grau que faz de Nova York um luxo, e as relações entre os EUA e a China se deterioraram a ponto de se tornar uma desvantagem. Uma Ant listada em Nova York teria sido um grande e gordo alvo para sanções na próxima vez que Washington quisesse aplicar pressão econômica ou financeira em Pequim. Os últimos vestígios dessa cooperação EUA-China que tornou possível o IPO do Alibaba são a presença de Citigroup, JPMorgan e Morgan Stanley (NYSE:MS).

Isso pode não incomodar muito Ma agora. Ele se tornou o único homem na história recente cujas empresas detiveram o recorde de maior IPO de todos os tempos, não uma, mas duas vezes. Outros, no entanto, podem lamentar os dias em que os EUA e a China ainda sentiam que precisavam um do outro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações