China acirra tensão com EUA culpando protecionismo por discórdia na Apec

Reuters  |  Autor 

Publicado 20.11.2018 11:13

China acirra tensão com EUA culpando protecionismo por discórdia na Apec

Por Ben Blanchard

PEQUIM (Reuters) - O fato de uma grande cúpula da região Ásia-Pacífico ter terminado sem um comunicado final se deveu a certos países que "deram desculpas" para o protecionismo, disse um diplomata chinês de alto escalão, uma crítica velada a Washington que azeda ainda mais os laços entre China e Estados Unidos antes da reunião do G20.

Depois de meses trocando farpas por causa de uma guerra comercial danosa, o disputado Mar do Sul da China e o apoio dos EUA a Taiwan, reivindicada por Pequim, os presidentes das duas nações recuaram da beira do abismo com uma conversa telefônica para quebrar o gelo no início deste mês.

Embora Donald Trump e Xi Jinping tenham manifestado a esperança de resolver sua desavença comercial antes de um encontro planejado para o G20 na Argentina no final da semana que vem, desde então as relações voltaram a se tensionar.

A cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), realizada em Porto Moresby no final de semana, expôs uma discórdia explícita, enfatizada por disputas entre os EUA e a China quanto ao comércio, a segurança e a qual dos dois seria o melhor parceiro de investimento para a região.

Foi a primeira vez em que os líderes reunidos não chegaram a um comunicado conjunto, tendo como pano de fundo a guerra comercial agressiva.

A incapacidade de redigir um comunicado "não foi de forma nenhuma acidental", disse o conselheiro de Estado Wang Yi, o diplomata mais graduado do governo chinês, em comentários publicados no site do Ministério das Relações Exteriores de seu país na segunda-feira.

"É principalmente porque economias individuais insistiram em impor seus próprios textos às outras partes, dando desculpas para o protecionismo e o unilateralismo e não aceitando revisões sensatas dos chineses e de outras partes", disse Wang, segundo a chancelaria, sem mencionar nenhuma nação, em uma referência oblíqua aos EUA.

"Esta prática causou insatisfação entre muitas economias, incluindo a China, e obviamente não se alinha ao princípio de consenso adotado pela Apec".

O valor da Apec está no consenso, acrescentou Wang.

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que liderou a delegação presente ao evento, disse que seu país não recuará da disputa comercial e que pode até duplicar tarifas a menos que Pequim se curve às suas exigências.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo vêm prejudicando os mercados financeiros – ações caíram em todo o mundo na segunda-feira em parte devido à tensão persistente.

(Reportagem adicional de Michael Martina)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações