China aprovou mais de 40 modelos de IA para uso público nos últimos seis meses

Reuters

Publicado 29.01.2024 11:35

Por Josh Ye

HONG KONG (Reuters) - A China aprovou mais de 40 modelos de inteligência artificial (IA) para uso público nos primeiros seis meses desde que as autoridades iniciaram o processo de verificação, enquanto o país se esforça para alcançar os Estados Unidos no desenvolvimento da tecnologia, de acordo com a mídia chinesa.

Os órgãos reguladores chineses concederam aprovações a um total de 14 modelos de linguagem grande (LLM) para uso público na semana passada, informou o jornal Securities Times. Isso marca o quarto lote de aprovações concedidas pela China, que envolve empresas como Xiaomi (HK:1810), 4Paradigm e 01.AI.

Pequim começou a exigir que as empresas de tecnologia obtenham aprovação dos órgãos reguladores para abrirem seus LLMs ao público em agosto passado. Isso ressaltou a abordagem da China em relação ao desenvolvimento da tecnologia de IA, enquanto se esforça para mantê-la sob sua alçada e controle.

O governo chinês aprovou seu primeiro lote de modelos de IA em agosto, logo após a adoção do processo de validação. Baidu (NASDAQ:BIDU), Alibaba (NYSE:BABA) e ByteDance estavam entre as primeiras empresas da China a receberem aprovações.

Em seguida, os órgãos reguladores chineses concederam mais dois lotes de aprovações em novembro e dezembro, antes que outro lote recebesse a luz verde neste mês. Embora o governo não tenha divulgado a lista exata de empresas aprovadas disponíveis para verificações públicas, o Securities Times disse no domingo que mais de 40 modelos de IA foram aprovados.

As empresas chinesas estão correndo para desenvolver produtos de IA desde que o chatbot ChatGPT, da norte-americana OpenAI, conquistou o mundo em 2022.

Na época, a China tinha 130 LLMs, representando 40% do total global e logo atrás da participação de 50% dos EUA, de acordo com a corretora CLSA.

Um dos principais chatbots chineses semelhantes ao ChatGPT, o Ernie Bot, da Baidu, conquistou mais de 100 milhões de usuários, disse o vice-presidente de tecnologia da empresa em dezembro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações