China contrariando a tendência; Como interpretar a atual fase de recuperação?

Investing.com

Publicado 29.06.2022 13:06

Por Alessandro Albano

Investing.com - Ao contrário dos mercados de ações ocidentais, as ações chinesas estão passando por uma grande reviravolta. Com o S&P 500 perdendo 7,5% no mês passado, o Hang Seng ganhou 4% no mesmo período, o SZSE Component subiu 12%, enquanto o NASDAQ Golden Dragon China saltou cerca de 17%.

Na base da retomada dos estoques da Dragon estão alguns fatores importantes: o afrouxamento das restrições da Covid, o relaxamento da regulamentação rígida sobre o setor de tecnologia e o apoio fiscal chegado do governo de Pequim após o discurso do vice-primeiro-ministro Liu He.

"Os investidores devem admitir que o chamado 'Beijing Put' compensou", lembra em uma nota de pesquisa o membro do Comitê de Investimentos da Carmignac, Gergely Majoros, que escreve como o recente afrouxamento das restrições na China contribuiu para fortalecer o sentimento dos investidores sobre as ações chinesas, mas, mais importante, "o governo dragão começou a cumprir seus compromissos, melhorando ainda mais as perspectivas de investimento nesse mercado".

h2 O apoio fiscal está a dar frutos/h2

Após a videoconferência do primeiro-ministro Li em 25 de maio, que contou com a presença de mais de 100.000 funcionários locais, muitos ministérios e administrações locais trabalharam para introduzir mais medidas de estímulo para estabilizar o crescimento, especialmente na frente fiscal.

“O impacto dessas medidas já é visível em setores onde os efeitos são comumente vistos primeiro, como projetos de infraestrutura, mas outras áreas como o setor automotivo também estão se manifestando”, diz o especialista francês em gestor de ativos.

O turbulento mercado imobiliário (ver capítulo Evergrande (HK:3333)) também começou a se beneficiar das medidas de estímulo, permanecendo profundamente em crise. "Portanto, é razoável supor que outras intervenções direcionadas serão anunciadas durante o ano, especialmente em vista do Congresso do Partido Comunista, que será realizado em outubro", disse Majoros na pesquisa.

Segundo o especialista, a atenção do governo chinês parece ter mudado “de uma política de zero covid expressamente orientada para uma nuance mais equilibrada, para favorecer metas econômicas”, com o impulso ao crédito que “começou a mostrar sinais de melhora”. Este último sempre foi um bom indicador da atividade econômica futura.

h2 Sinais positivos para o setor de tecnologia/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O ambiente regulatório para empresas de tecnologia na China também começou a melhorar significativamente, com um aumento no fluxo de notícias positivas. O fim da investigação sobre questões de segurança cibernética em algumas empresas como DIDI, Fulltruck e Kanzhun (NASDAQ:BZ) enviou um forte sinal positivo de que essa fase da campanha regulatória acabou. Em alguns setores, como o jogo, houve uma flexibilização regulatória, como evidenciado pela atribuição de novas licenças.

“A questão do fechamento de muitos ADRs chineses em Nova York é provavelmente a única área em que não houve progresso significativo, ou pelo menos ainda não, e a visibilidade neste setor ainda é baixa”, sublinha Majoros.

h2 Eventos a serem monitorados/h2

No curto prazo, o mercado deve começar a focar nos eventos que “vão acontecer em julho e que podem trazer mais luz sobre essas questões”. Especificamente, é especificado na análise, outras declarações podem surgir durante a esperada visita de Xi Jinping a Hong Kong no início de julho, organizada para o vigésimo quinto aniversário da "restituição", bem como durante a próxima reunião do Conselho de Estado em meados de julho. Além disso, espera-se que outra reunião entre o presidente dos EUA, Biden e Xi Jinping, ocorra no verão, onde algumas dessas questões devem ser abordadas.

Em última análise, escreve Majoros, as coisas começaram a se mover e melhorar em várias frentes. "Portanto, a assimetria de riscos para o mercado de ações mudou ainda mais para uma maior atratividade, ainda mais apoiada por avaliações atraentes e uma exposição atualmente reduzida de investidores globais às ações chinesas em termos históricos."

Tenha cuidado, no entanto, para comprar na baixa. “A seletividade continuará sendo fundamental para evitar futuros acidentes – alerta o especialista – em particular, os investidores são aconselhados a não apostar no fracasso em alcançar os objetivos de longo prazo do Partido Comunista Chinês. "pois poderiam oferecer mais clareza sobre as perspectivas de mercado e, potencialmente, iniciar a próxima fase de recuperação no mercado de ações chinês".

Publicado no Investing.com da Itália

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações