China sinaliza que repressão de dois anos na internet pode estar chegando ao fim

Estadão Conteúdo

Publicado 09.01.2023 05:31

Atualizado 09.01.2023 09:18

China sinaliza que repressão de dois anos na internet pode estar chegando ao fim

O presidente da Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China, Guo Shuqing, disse que as autoridades do país encerraram as investigações sobre os negócios financeiros de várias empresas de internet, outro forte sinal de que uma repressão regulatória de dois anos contra os gigantes da tecnologia da China pode estar diminuindo.

Guo afirmou à mídia estatal que o governo concluiu uma campanha para "retificar os negócios financeiros de 14 empresas de plataforma", com apenas pequenos problemas a serem resolvidos. Guo, também secretário do partido do Banco Popular da China, acrescentou ainda que as autoridades procurariam fornecer mais apoio às empresas de tecnologia e trabalhar para tornar a supervisão do setor de tecnologia mais previsível no futuro.

No fim de semana, a gigante de tecnologia financeira Ant Group Co. disse que o bilionário chinês Jack Ma cederia o controle da empresa. A Ant, que pertence a um terço do Alibaba Group Holding (NYSE:BABA) Ltd. e opera a popular plataforma de pagamentos móveis Alipay, está reformulando suas operações desde que os reguladores chineses a forçaram a cancelar uma oferta pública inicial de grande sucesso em novembro de 2020.

Os reguladores começaram a suavizar seu tom a partir do início de 2022, quando as políticas lideradas por Pequim, incluindo tolerância zero para o Covid-19 e seus esforços para controlar suas empresas de internet, pesaram no crescimento econômico da China e pioraram a liquidação das ações chinesas. Em março, o czar econômico da China, Liu He, disse durante uma reunião com outros formuladores de políticas que os regulamentos deveriam ser aplicados de maneira transparente e previsível, especificando que qualquer política que pudesse afetar o mercado deveria ser coordenada primeiro com os reguladores financeiros.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações